Música, cinema e novos media | Os sons que estão a mudar a imagem do mundo

Vibrations d’une tige élastique de bois, Étienne-Jules Marey (1894)


O que se está a passar de novo nos sons e nas imagens do mundo? Qual o papel do cinema e dos novos media nessas mudanças? Que importância estão a ter essas transformações nos nossos sentidos? Este ciclo de conferências pretende abrir caminhos para a compreensão das mudanças a que temos assistido neste início do século XXI, e que passam por uma nova relação com a música, os sons e as imagens em movimento. Os meios audiovisuais, incluindo o cinema e as suas bandas sonoras, levantam hoje problemas novos em tempos de veloz globalização. Saberemos ouvir as “bandas sonoras” das culturas subalternas ou marginais? E como pensar os novos ambientes sonoros e modos de vida que uma produção acelerada de novos dispositivos interativos e virtuais está a criar? Mark Slobin, editor do livro Global Soundtracks, propõe-nos que ultrapassemos fronteiras culturais para escutar os sons e os filmes que fabricam uma outra imagem do mundo, emergente, mas para muitos desconhecida. Anahid Kassabian, investigadora em música e novas tecnologias, colocará em questão os novos meios de ouvir e ver que não só estão a mudar o mundo, como a nossa perceção dele. O ciclo inclui ainda uma mesa redonda sobre música, som e cinema, com a participação dos cineastas João Botelho, João Mário Grilo (também professor de estudos de cinema) e Joaquim Pinto, especialista em captação, montagem e mistura de som.

Mark Slobin é Professor of Music da Wesleyan University (EUA). Ex-presidente da Sociedade de Etnomusicologia, é autor ou editor de vários livros sobre o Afeganistão e a Ásia Central, a música judaica do leste europeu, na Europa e nos EUA, a teoria da etnomusicologia e a música de cinema.

Anahid Kassabian, investigadora em música, cinema e novos media, é professora na University of Liverpool e autora de Hearing Film (2001). É cofundadora da revista Music, Sound and the Moving Image.

Qua 9 maio - Pequeno Auditório – Mark Slobin (Wesleyan University), The Three Architectures of Film Music

Seg 14maio - Pequeno Auditório - Anahid Kassabian (University of Liverpool), The changing nature of audio-visual relationships and the joys of editing