EXPRESSIONISMO 2 | M9


2 Der Blaue Reiter (o Cavaleiro Azul)

Em Munique na Alemanha, surgiu em 1910, um outro movimento expressionista – O Cavaleiro Azul – fundado pelo artista russo Wassily Kandinsky-1866-1944 e composto pela Associação dos Artistas de Munique criada por Kandinsky, por Paul Klee, Franz Marc e Auguste Macke.
Criam unir os artistas dentro da Vanguarda da arte europeia, ultrapassando barreiras ideológicas, culturais.
As temáticas do grupo vão para temáticas naturalista, de sentido irreal e alegórico, como paisagens, cenas sociais e da vida animal. A execução é pensada e reflectida, aliada a uma simplificação dos meios utilizados.
Na construção das formas valorizam a mancha cromática, a utilização de cores claras lírica e complementares…opostas. As composições são orientadas por linhas circulares.
A expressividade incide no lirismo, na emotividade, na tranquilidade e na paz, explorando o sentido mágico e místico dos conteúdos.
Estas características revelam algumas influências de Cezanne no tratamento do espaço, e a de Matisse pelo tratamento arbitrário de cor.
Wasslily Kandinsky, o líder do grupo, este profundamente empenhado na renovação da linguagem plástica. Nessa renovação ele diz que não interessa a forma, mas o conteúdo, o tom interior. As suas pesquisas levá-lo-ão à descoberta da Arte Abstracta.
Este movimento dispersou com o início da 1ª Guerra Mundial. Apesar disso a sua arte vai continuar, sob novas formas, após 1918, nomeadamente através da escola de Artes da Bauhaus, onde Kandinsky e Klee foram professores