O Rococó | Mod.7

 Cultura do Salão

Contexto político-social: Revoltas por vários pontos da Europa
·         O salão. Espaço de conforto e intimidade.
·         A aristocracia começa a passar muito tempo nas suas mansões…
·         Moda…privilegia decoração dos interiores (Beleza, requinte, elegância)
·         Luxo e exuberância, sensualidade e intimismo
·         O Salão é o centro da vida social e cultural (reunião da família, banquetes e bailes)
·         Sec. XVIII: luzes como conhecimento racional.
·         Iluministas: conhecimento como único meio de libertar o Homem da servidão, dos preconceitos e da injustiça …
·         Construir o progresso e conduzir as sociedades á liberdade e felicidade.

Jean-jacques Rosseau (1712-1778)
  • Filósofo francês.
  • Teoria do bom selvagem
  • Contrato Social (entre indivíduos iguais e livres).
  • Iniciador de ideais democráticos
  • Influencia a Revolução Francesa
  • Emílio. Livro sobre pedagogia
  • Teoria racionalista do Iluminismo
  • Direitos naturais (liberdade, igualdade)
  • Condenação da tradição
  • Crença na natureza (religião natural)
  • Ateísmo
  • Ideais e valores que agradam à burguesia: individualismo, igualdade, liberdade, dignificação pessoal pelo trabalho e pela instrução e progresso.

Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789)
·         Liberdade individual
·         Igualdade
·         Direitos naturais
·         O poder residia no povo
·         A lei como expressão da vontade geral.
·         Separação dos poderes
A estética do Iluminismo
  • França, 1715…
  • Rococó – rocailles (fr. decoração com elementos naturalistas, grotescos…).
  • Elite aristocrática e intelectual
  • Exotismo, fantasia, alegria, do natural…
  • Os prazeres dos olhos, sumptuosidade.
  • Comédia, ópera, encontros amorosos…

Cerâmica rococó


Mobiliário rococó


Arquitectura rococó
·         Palacete citadino ou château campestre
·         Edifício de dois andares, telhados de duas águas, fachadas alinhadas, com balaustradas, entablamentos e cornijas, portas-janelas altas, emoldurados por arcos de volta perfeita ou achatados, decoração exterior concentrada nas portas e janelas, alvenaria e ferragens, jardins com relvados, arvoredos e esculturas, lagos e pavilhões de caça,
·         Paredes com cores claras
·         Exagerada decoração
·         Falsos mármores
·         Estuques serpenteados
·         Molduras de painéis com telas
·         Tapeçarias, frescos nos tectos.
·         Próxima da escultura barroca
·         Inovadora nas formas, objectivos e materiais.
·         Características inovadoras.
·         Linhas curvas e contracurvas
·         Mais delicadas e fluidas
·         Organizados em esses (S) ou cês (C)


No Interior
·         Salão principal
·         Escadaria (piso superior)
·         (1ºP) divisões privadas
·         Sala de banho
·         Quarto de vestir
·         Quarto de dormir
·         Boudoir (pequenas reuniões)
·         Divisões baixas, pequenas, independentes.
·         Pavimento de parquet.
·         Fortemente iluminadas por janelas altas
·         Cómodas
·         Contadores
·         Escrivaninhas
·         Relógios
·         Poltronas
·         Canapés


Escultura rococó
·         Figura humana com corpos alongados
·         Silhuetas caprichosas
·         Leveza e graciosidade nos movimentos
·         Nos grupos escultóricos, as composições com movimento e ritmo (parecem dançar)
·         Elevado sentido cénico
·         Enquadramento como cenário
·         Bibelô
·         Uma novidade: A PORÇELANA
·         Biscuit (fr.)
·         Temática: irónicos, jocosos, sensuais...
·         Temática mitológica: pan (deus dos pastores), Vénus (deusa do amor) pequenos cupidos,
·         Estatuária religiosa: figuras de santos...
·         Inovadora escultura de pequeno porte
·         Materiais usados:
·         Pedra e bronze nas grandes esculturas exteriores.
·         Bronze, ouro e prata em escultura pequena.
·         Madeira, gesso, estuque, argila nos interiores.


Johann Michael Feichtmayr, (1709-1772), escultor alemão, membro de um grupo de famílias de mestres da moldagem no estuque, distinguiu-se pela criação de santos e anjos de grande tamanho, obras-primas dos interiores rococós


Ignaz Günther, (1725-1775), escultor alemão, um dos maiores representantes do estilo rococó na Alemanha. Suas esculturas eram em geral feitas em madeira e a seguir policromadas. "Anunciação", "Anjo da guarda", "Pietà".


Pintura rococó
·         Temática:
·         Pastoris, festas, (amor, sedução, erotismo).
·         Retrato (históricos, serenos, burgueses)
·         Tons suaves, sensíveis, gradações cromáticas (sfumato)
·         Composições rítmicas, exuberantes, decorativas.

François Boucher (baco e Erígone)
  • Os putti, sublinham a origem clássica assim como o irrealismo.
  • A luz do fundo, suave, chama a atenção para as principais figuras do quadro.
  • Uma pintura precisa, de um cenário aparentemente naturalista, mostra um novo interesse pela paisagem.
  • Para seduzir Erígone, Baco transforma-se num cacho de uvas e ela desfalece quando o seu braço toca nas uvas.
  • Os tons de pele em tons precisos, pernas elegantes e delicadas, num modo sensual.
  • Folhas mais escuras iluminadas, luz nos seios

Jean-Honoré Fragonard (1732-1806
  • O baloiço 1766.67 .  Óleo sobre tela 81x65 cm