Cultura do Salão
Contexto político-social: Revoltas por vários pontos da Europa
· O salão. Espaço de conforto e intimidade.
· A aristocracia começa a passar muito tempo nas suas mansões…
· Moda…privilegia decoração dos interiores (Beleza, requinte, elegância)
· Luxo e exuberância, sensualidade e intimismo
· O Salão é o centro da vida social e cultural (reunião da família, banquetes e bailes)
· Sec. XVIII: luzes como conhecimento racional.
· Iluministas: conhecimento como único meio de libertar o Homem da servidão, dos preconceitos e da injustiça …
· Construir o progresso e conduzir as sociedades á liberdade e felicidade.
Jean-jacques Rosseau (1712-1778)
- Filósofo francês.
- Teoria do bom selvagem
- Contrato Social (entre indivíduos iguais e livres).
- Iniciador de ideais democráticos
- Influencia a Revolução Francesa
- Emílio. Livro sobre pedagogia
- Teoria racionalista do Iluminismo
- Direitos naturais (liberdade, igualdade)
- Condenação da tradição
- Crença na natureza (religião natural)
- Ateísmo
- Ideais e valores que agradam à burguesia: individualismo, igualdade, liberdade, dignificação pessoal pelo trabalho e pela instrução e progresso.
Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789)
· Liberdade individual
· Igualdade
· Direitos naturais
· O poder residia no povo
· A lei como expressão da vontade geral.
· Separação dos poderes
A estética do Iluminismo
- França, 1715…
- Rococó – rocailles (fr. decoração com elementos naturalistas, grotescos…).
- Elite aristocrática e intelectual
- Exotismo, fantasia, alegria, do natural…
- Os prazeres dos olhos, sumptuosidade.
- Comédia, ópera, encontros amorosos…
Cerâmica rococó
Arquitectura rococó
· Palacete citadino ou château campestre
· Edifício de dois andares, telhados de duas águas, fachadas alinhadas, com balaustradas, entablamentos e cornijas, portas-janelas altas, emoldurados por arcos de volta perfeita ou achatados, decoração exterior concentrada nas portas e janelas, alvenaria e ferragens, jardins com relvados, arvoredos e esculturas, lagos e pavilhões de caça,
· Paredes com cores claras
· Exagerada decoração
· Falsos mármores
· Estuques serpenteados
· Molduras de painéis com telas
· Tapeçarias, frescos nos tectos.
· Próxima da escultura barroca
· Inovadora nas formas, objectivos e materiais.
· Características inovadoras.
· Linhas curvas e contracurvas
· Mais delicadas e fluidas
· Organizados em esses (S) ou cês (C)
No Interior
· Salão principal
· Escadaria (piso superior)
· (1ºP) divisões privadas
· Sala de banho
· Quarto de vestir
· Quarto de dormir
· Boudoir (pequenas reuniões)
· Divisões baixas, pequenas, independentes.
· Pavimento de parquet.
· Fortemente iluminadas por janelas altas
· Cómodas
· Contadores
· Escrivaninhas
· Relógios
· Poltronas
· Canapés
Escultura rococó
· Figura humana com corpos alongados
· Silhuetas caprichosas
· Leveza e graciosidade nos movimentos
· Nos grupos escultóricos, as composições com movimento e ritmo (parecem dançar)
· Elevado sentido cénico
· Bibelô
· Uma novidade: A PORÇELANA
· Biscuit (fr.)
· Temática: irónicos, jocosos, sensuais...
· Temática mitológica: pan (deus dos pastores), Vénus (deusa do amor) pequenos cupidos,
· Estatuária religiosa: figuras de santos...
· Inovadora escultura de pequeno porte
· Materiais usados:
· Pedra e bronze nas grandes esculturas exteriores.
· Bronze, ouro e prata em escultura pequena.
· Madeira, gesso, estuque, argila nos interiores.
Johann Michael Feichtmayr, (1709-1772), escultor alemão, membro de um grupo de famílias de mestres da moldagem no estuque, distinguiu-se pela criação de santos e anjos de grande tamanho, obras-primas dos interiores rococós
Ignaz Günther, (1725-1775), escultor alemão, um dos maiores representantes do estilo rococó na Alemanha. Suas esculturas eram em geral feitas em madeira e a seguir policromadas. "Anunciação", "Anjo da guarda", "Pietà".
Pintura rococó
· Temática:
· Pastoris, festas, (amor, sedução, erotismo).
· Retrato (históricos, serenos, burgueses)
· Tons suaves, sensíveis, gradações cromáticas (sfumato)
· Composições rítmicas, exuberantes, decorativas.
François Boucher (baco e Erígone)
- Os putti, sublinham a origem clássica assim como o irrealismo.
- A luz do fundo, suave, chama a atenção para as principais figuras do quadro.
- Uma pintura precisa, de um cenário aparentemente naturalista, mostra um novo interesse pela paisagem.
- Para seduzir Erígone, Baco transforma-se num cacho de uvas e ela desfalece quando o seu braço toca nas uvas.
- Os tons de pele em tons precisos, pernas elegantes e delicadas, num modo sensual.
- Folhas mais escuras iluminadas, luz nos seios
Jean-Honoré Fragonard (1732-1806
- O baloiço 1766.67 . Óleo sobre tela 81x65 cm