Sacrifício de Isaac
Data: 1635
Dimensões: 193.5 × 132.8 cm
Técnica: Óleo sobre Tela
Museu: Hermitage, São Petersburgo
Análise:
Estrutura
Eixo horizontal: onde o corpo está deitado cria uma linha horizontal com o contraste do claro do corpo para o escuro do chão.
Eixo vertical: O Senhor que tem a espada tem o corpo na Vertical
Eixo na diagonal: O corpo da vitima com o meio envolvente está desequilibrado isto cria uma linha na diagonal.
A ronda Nocturna, De Nachtwacht
Data: 1640 a 1642
Dimensões: 359 × 438 cm
Técnica: Óleo sobre Tela
Museu: Rijksmuseum de Amsterdão
Análise:
Personagens
A menina: é uma personagem chave no quadro, por ser a única feminina e servir de foco de luz. Parece um espectro que pouco tenha que ver com o restante de personagens. Muitos críticos vêm na menina um retrato de Saskia van Uylenburgh.
Capitão Frans Banning Cocq: Com a mão indica a ordem ao seu tenente e a afasta o espectador, incluindo-o na cena. Rembrandt outorga-lhe a posição predominante do seu cargo.
Tenente Willem van Ruytenburch: Era de baixa estatura, e, para que não ficara muito diminuído junto ao gigantesco capitão Cocq, Rembrandt realça-o empregando no seu uniforme um tom amarelo ao que faz vibrar iluminado por um raio de sol
Estrutura
Eixo horizontal: Determina o telão de personagens que serve de apoio às duas figuras principais, em primeiro plano.
Eixo vertical: Determina a posição do capitão com a sua traje preto, que se vê apoiado pela figura anexa do tenente, este de amarelo claro. Esta duas figuras fazem que a cena quede centrada, girando ao seu ao redor o restante de componentes.
As diagonais que formam a longa lança e o pau da bandeira cruzam-se no centro luminoso da cena, enquadrando os três grupos de pessoas com uma linha imaginária, ficando os dois comandos da companhia na posição preponderante da cena.
A Lição de Anatomia do Dr. Tulp
Data: 1632
Dimensões: 169,5 × 216,5 cm
Técnica: Óleo sobre Tela
Museu: Mauritshuis, A Haia
Análise:
A obra retrata uma aula de anatomia do doutor Nicolaes Tulp. Lições de anatomia realmente existiam e aconteciam em anfiteatros, dadas por doutores anatomistas.
Estrutura
Eixo horizontal: O corpo com o foco de luz determina um horizonte, com o contrate do seu corpo pálido para os vestes escuros dos alunos.
Eixo vertical: Os quatro alunos que estão juntos criam uma linha vertical
Eixo na diagonal: A inclinação dos corpos e a localização de cada personagem cria o desequilíbrio, mas ajuda a leitura, levara o espectador só para o ponto de interesse.