M9 | MOVIMENTO DADA | ABSTRACCIONISMO | SURREALISMO | ACTION PAINTING

Marcel Duchamp
MOVIMENTO DADA

• O Dadaísmo foi um movimento cultural, artístico e filosófico de grande abrangência, envolveu a literatura, o cinema, o teatro, a fotografia, a pintura e a escultura.
• Surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, em Zurique (Suíça), através de um grupo designado por Cabaret Voltaire e em Nova Yorque (EUA), quase em simultâneo, por iniciativa de alguns intelectuais de várias nacionalidades, refugiados da guerra nestas cidades neutrais.
• O seu nome deriva da palavra alemã “dada”, que caricaturiza os sons balbuciados pelos bebés quando começam a querer falar, que foi encontrado abrindo o dicionário ao acaso.
• Impressionados pelo clima de sofrimento e de caos espiritual criado pela guerra, os artistas deste movimento pretendiam negar os conceitos de arte e de objecto, bem como as técnicas artísticas transmitidas pela tradição, anulando o próprio conceito de arte – a autêntica arte seria a anti-arte.
• Conceptualmente o Dadaísmo explica-se como uma reacção e também uma provocação às sociedades burguesas e capitalistas da época e aos valores e conceitos ético-culturais que elas criaram e assumiram, incluindo o da arte, (critica à noção de belo).
• Essa reacção foi motivada pela violência e crueldade da guerra, que queria tornar visíveis, e pela qual culpabiliza os regimes sociopolíticos vigentes, capitalistas e burgueses, que renegava. Proclamava, também, o vazio espiritual e o sentimento do absurdo que a guerra instalara, tornando obsoleta a cultura tradicional.
• Os Dadaístas acreditavam que para construir uma sociedade nova era preciso começar por destruir a antiga. Assim, como eles disseram pela “destruição também se cria”.


Raoul Hausmann
 Utilizam várias técnicas:

• O Ready-made, objectos já feitas, retirados da sua função utilitária habitual, assinados e tornados obras de arte. A única acção do artista é descontextualizá-los e com isso atribuir-lhes uma nova função, logo um novo valor mental. Esta atitude provocatória foi muito característica do Dadaismo. Por este e outros processos os seus autores levaram a sociedade a reflectir sobre o conceito e o papel da arte na vida e a assumir uma nova atitude estética.
• Merzbilders, a palavra resulta de merz (sílaba componente de uma palavra ocasional) mais bilder que significa construção. É assim, uma obra construída por elementos díspares do quotidiano, sobre os quais o artista interveio com a cor.
• Assamblage - composição artística feita à base de materiais comuns, de proveniências diversas.
• Fotomontagens – composição pictórica feita a partir de partes de diferentes fotografias.
• Rayographs – fotografias executadas pela sensibilização lumínica, sem a intervenção da máquina fotográfica.




ABSTRACCIONISMO


Amarelo, Vermelho, Azul de W.Kandinsky
A arte abstracta nasceu na Europa em 1910, a partir da experiência pessoal de Kandinsky.
 É considerada a expressão mais pura da criação artística, pois está liberta de programas ideológicos ou culturais.
 Nela, o artista não necessitou de recorrer ao mundo visível, pois não retrata o concreto, pelo contrário, apresenta uma sucessão de formas e de cores que em nada reproduzem a realidade, afirmando assim a libertação da arte em relação à representação mimética da natureza.
 O abstraccionismo representa o ponto de chegada das várias correntes de Vanguarda, iniciadas com o fauvismo.
 O Abstraccionismo provocou uma verdadeira revolução técnica e estética, concretizada na crescente simplificação/sintetização formal da linguagem plástica, valorizada cada vez mais pelos seus valores específicos.
 Anulação completa do tema e do objecto.
 Expressão mais pura e íntima do pintor, pois não apresenta nenhuma relação com a realidade.
 Total ausência de mimetismo.
 Liberta e livre de rótulos.
 Sem compromissos ideológicos ou programas sociais.
 Sem ligação com o passado provocou uma profunda ruptura nas concepções artísticas de então.
 Representa a verdadeira expressão da arte moderna, de uma arte totalmente nova.


Kandinsky, Composição VII, 1913, óleo sobre tela. Estudos de composição.
Abstraccionismo Lírico
 Deriva das experiências de Kandinsky, o seu principal representante.
 Arte inspirada na intuição, no instinto e na imaginação, realizada no momento e ligada à emoção.
 As suas composições apresentam formas orgânicas definidas por manchas cromáticas vibrantes e misturadas com linhas e seus respectivos significados, os quais substituem a representação dos objectos
 Os quadros apresentam linhas e cores, utilizando as últimas em sobreposições de tons ou recorrendo às misturas feitas previamente na paleta. A pincelada ia desde o toque rápido, tenso, violento e contrastado, aos empastes de grande espessura.
 A desmaterialização da arte de kandinsky, representou a descrença na sociedade europeia do pós Primeira Guerra Mundial, tal como a sociedade que se havia desmoronado também a pintura havia entrando em processo de desconstrução, anulando assim o objecto e deixando libertar a intuição do artista.



W.Kandinsky
Ruptura na concepção estética:
 rejeição do convencionalismo académico da pintura figurativa e criação de novas linguagens artísticas;
 autonomia da obra de arte em relação à realidade concreta;
 libertação do artista no processo de criação;
 recusa de qualquer noção de objectividade, exaltação da emotividade.
Inovação temática, formal, cromática e técnica:
 linguagem puramente plástica e abstracta.
 formas orgânicas e sinuosas e interceptadas por linhas pretas,
 utilização de uma paleta de cores variadas e múltiplas, formando manchas cromáticas,
 a pincelada ia desde o toque rápido, tenso, violento e contrastado, aos empastes de grande espessura,
 exploração da assimetria,
 abandono da tridimensionalidade.


Casimir Malevitch, pintura suprematista, 1916
Abstraccionismo geométrico

 Suprematismo, foi um movimento inovador surgido na Rússia. O seu criador foi Malevitch, que procurou na pintura a realização plástica da noção pura das formas, sem artifícios, apresentadas em movimento.
 Esta pintura caracteriza-se pelo emprego das formas geométricas, construídas pela cor. A paleta cromática é restrita, constituída por cores primárias e secundárias, pelo branco e pelo negro, dois pólos de não cor: o branco significa o princípio e o negro, o fim.
 Movimento artístico holandês, iniciado em 1917, por Piet Mondrian e Teo van Doesburg.
 Esta corrente preconizou uma arte pura, clara e objectiva, não ilusória e não representativa e como tal antinaturalista, que utilizou formas geométricas (quadrados, rectângulos), estáticos, pintados de branco e preto ou com cores primárias, limitadas, quase sempre, por linhas verticais e horizontais a negro, formando planos geométricos puros e ortogonais
 Estas características estilísticas procuravam alcançar uma nova visão da arte, marcada pela objectividade, pela perfeição das formas e pelas composições quase matemáticas, anulando o carácter intuitivo e emocional que se tinham revestido as obras do abstraccionismo lírico.



Piet Mondrian, Quadro II, 1921, óleo sobre tela, 90X60cm

Ruptura na concepção estética:

 rejeição do convencionalismo académico da pintura figurativa e criação de novas linguagens artísticas;
 autonomia da obra de arte em relação à realidade concreta;
 libertação do artista no processo de criação;
 recusa de qualquer noção de subjectividade ou de emotividade.


Casimir Malevitch, pintura suprematista, 1917
Inovação temática, formal, cromática e técnica:

 linguagem puramente plástica, abstracta, matemática e racional;
 formas geométricas simples; linhas verticais e horizontais a negro que se cruzam em ângulos rectos (rectângulos e quadrados);
 planos geométricos puros e ortogonais;
 jogo cromático – cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e neutras (preto, cinza e branco);
 exploração da assimetria;
 abandono da tridimensionalidade



SURREALISMO



Salvador Dali, A Persistência da Memória, 1931, óleo sobre tela, 24,1 X 33 cm


 Movimento que se estendeu a vários campos da actividade intelectual: literatura, cinema, fotografia e artes plásticas.
 André Breton foi o seu principal teórico, tendo escrito o Manifesto Surrealista. Nas artes plásticas, destacam-se os nomes de Dali, Ernst e Magritte. No cinema, Buñuel com o Cão Andaluz que conta com a participação de Dali, e na fotografia, Man Ray, representa o melhor exemplo.
 Este movimento iniciou-se em França por volta de 1919, tendo-se expandido rapidamente por toda a Europa e América.
 O nome do movimento foi atribuído pelo poeta Apollinaire, em 1917, que utilizou o termo pela primeira vez aquando da representação do bailado Parade, de Eric Satie, levado à cena pelos Ballets Russes, em Paris.
 Em termos conceptuais, o Surrealismo surgiu, à semelhança do movimento Dada, como reacção à cultura e à civilização ocidental e a tudo o que ela invocasse, em particular o racionalismo e o convencionalismo. A estes valores opuseram outros, como os da liberdade e da irracionalidade, através de obras que utilizassem o sonho, a metáfora, o inverosímil e o insólito, contribuindo, no seu entender, para a elevação do espírito separando-o da matéria.
 As obras do surrealismo eram executadas à margem da razão, sem quaisquer moralismos e sem preocupações estéticas conscientes. A associação de ideias era feita sem a procura de sentido e desencadeada livremente, segundo técnicas básicas que punham em prática o automatismo psíquico.
 Privilegiaram o mundo da magia e de todas as formas alheias à racionalização do mundo ocidental, atacando o senso comum



René Magritte, Golconda, 1953, óleo sobre tele, 81 X 100 cm

Estrutura estética e mensagem

 Na pintura, aplicaram-se os ensinamentos de Freud e da Psicanálise, onde se procurou descobrir o universo onírico (sonhos) do homem e o inconsciente humano.
 Os surrealistas afirmaram que o pensamento é automaticamente coordenado pelo inconsciente. Assim, as obras surrealistas são dominadas pela expressão da interioridade nos seus níveis mais recônditos do inconsciente, considerada a realidade mais autêntica.
 Estes pintores advogavam a utilização de substâncias do foro psicotrópico, que libertariam o inconsciente, tendo em vista a produção de uma arte sincera e autêntica, reveladora da verdadeira condição humana. Uma das técnicas consistia em escrever ou desenhar em estado semi-hipnótico, sob a influência do álcool, da fome ou da droga que provocam alucinações.
 Outra das técnicas eram os discursos escritos ou ditados durante o sonho, ou relatos de sonhos, outra técnica ainda era formada por jogos que consistiam na junção e escritas simultâneas de várias pessoas – perguntas e respostas ou partes de uma mesma proposição, de modo a obterem efeitos surpreendentes ou desconcertantes.



Juan Miró, O Caçador, óleo spbre tela, 64 X 100,3 cm
Estrutura formal

 Os seus principais pintores foram Salvador Dali, Juan Miró e Magritte, Paul Delvaux
 O Surrealismo não apresenta nenhum quadro formal ao nível técnico, pode apresentar um traço rigoroso e seguro da pintura académica, ou uma expressão abstracta ou tendencialmente abstracta, ilógica e casual, ou ainda uma tendência mais simbolista, de carácter metafísico.

Estrutura formal: alguns exemplos
Plasticamente utilizaram técnicas dadaístas como o assemblage, a colagem, o frottage, o grattage e o dripping.
Frottage – técnica que consiste em colocar o papel sobre uma tábua de madeira com bastantes veios, sobre o qual se passa um lápis de carvão. Assim, aparecem riscos sombreados que são os veios da madeira. O mesmo que decalque.
Assemblage – reunião de diversas técnicas e materiais, muitos deles coladas, na mesma obra, quer seja pintura ou escultura.
 Muitas vezes, nomeadamente, em Salvador Dali, vê-se uma tendência para o tratamento de objectos de forma realista em situações fantásticas e mágicas.
 Alguns autores elaboraram colagens e assemblages, entre outras técnicas. Cada um procurou inspiração à sua maneira, libertando o seu inconsciente
Dripping – técnica que reside no gotejar da tinta e no aproveitamento do movimento repetitivo no braço.
Grattage - é uma técnica que consiste em provocar vários cortes (gretas) na tinta, criando um efeito de relevo, texturado e de aparência tridimensional.

Duas tendências dentro da corrente Surrealista:

Tendência clássica
Principais autores:
 Salvador Dali
 Juan Miró
 Paul Delvaux
 Ives Tanguy

Tendência mais abstratizante e simbolista
Principais autores:
 Juan Miró
 Francis Picabia
 Marc Chagall
 Man Ray
 Pablo Picasso
 Paul Klee

Os seus primeiros trabalhos, depois de sair da Academia, foram influenciados pelo Cubismo e Futurismo. Foi, contudo, quando se aproximou de Giorgio de Chirico e da sua pintura metafísica que Magritte mergulhou no surrealismo que viria a marcar toda a sua obra.
Apesar dos cerca de mil trabalhos que criou até à sua morte em Agosto de 1967, René Magritte começou apenas a ser verdadeiramente apreciado nos anos 60. O interesse generalizado fez com que muitas das suas telas se tornassem parte da cultura popular durante as décadas seguintes.


ACTION PAINTING
Jacksom Pollock
 Tendência relacionada com a arte do americano Jackson Pollock.
 Este autor assumiu e deu plena expressão ao conceito surrealista de automatismo psíquico – relação directa entre o inconsciente, o gesto criativo e o material pictórico como veículo do conteúdo interior.
 Recorreu a processos que favorecem a acção e o acaso.



Jacksom Pollock, Forma Livre, óleo sobre tela.
 A execução pictórica, feita em grande formato, foi concebida como um verdadeiro ritual de actuação, a arte resulta da própria acção, (há um corpo a corpo entre a tela e o autor) sendo o seu resultado visual, uma densa e complexa teia de escorridos policromáticos (dripping). Com esta técnica toda a tela ficava coberta de tinta, processo designado por (all hover).
 Arte liberta da linguagem figurativa.



M.9
PREPARAÇÃO PARA O TESTE DE AVALIAÇÃO MODULAR.
(2ª Parte)
A-SABER AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DOS SEGUINTES MOVIMENTOS:
1 – Abstraccionismo
2 – Surrealismo
3 – Dadaísmo
B-IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS OBRAS (APRESENTADAS EM AULA) DE: MONDRIAN; MIRÓ, KANDINSKY; MAGRITTE; DALI, MALEVITCH; POLLOCK; MARCEL DUCHAMP; RAOUL HANSMANN

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Professor António Vaz Gonçalves