• O Dadaísmo foi um movimento cultural, artístico e filosófico de grande abrangência, envolveu a literatura, o cinema, o teatro, a fotografia, a pintura e a escultura.
• Surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, em Zurique (Suíça), através de um grupo designado por Cabaret Voltaire e em Nova Yorque (EUA), quase em simultâneo, por iniciativa de alguns intelectuais de várias nacionalidades, refugiados da guerra nestas cidades neutrais.
• O seu nome deriva da palavra alemã “dada”, que caricaturiza os sons balbuciados pelos bebés quando começam a querer falar, que foi encontrado abrindo o dicionário ao acaso.
• Impressionados pelo clima de sofrimento e de caos espiritual criado pela guerra, os artistas deste movimento pretendiam negar os conceitos de arte e de objecto, bem como as técnicas artísticas transmitidas pela tradição, anulando o próprio conceito de arte – a autêntica arte seria a anti-arte.
• Conceptualmente o Dadaísmo explica-se como uma reacção e também uma provocação às sociedades burguesas e capitalistas da época e aos valores e conceitos ético-culturais que elas criaram e assumiram, incluindo o da arte, (critica à noção de belo).
• Essa reacção foi motivada pela violência e crueldade da guerra, que queria tornar visíveis, e pela qual culpabiliza os regimes sociopolíticos vigentes, capitalistas e burgueses, que renegava. Proclamava, também, o vazio espiritual e o sentimento do absurdo que a guerra instalara, tornando obsoleta a cultura tradicional.
• Os Dadaístas acreditavam que para construir uma sociedade nova era preciso começar por destruir a antiga. Assim, como eles disseram pela “destruição também se cria”.
Utilizam várias técnicas:
Raoul Hausmann |
• O Ready-made, objectos já feitas, retirados da sua função utilitária habitual, assinados e tornados obras de arte. A única acção do artista é descontextualizá-los e com isso atribuir-lhes uma nova função, logo um novo valor mental. Esta atitude provocatória foi muito característica do Dadaismo. Por este e outros processos os seus autores levaram a sociedade a reflectir sobre o conceito e o papel da arte na vida e a assumir uma nova atitude estética.
• Merzbilders, a palavra resulta de merz (sílaba componente de uma palavra ocasional) mais bilder que significa construção. É assim, uma obra construída por elementos díspares do quotidiano, sobre os quais o artista interveio com a cor.
• Assamblage - composição artística feita à base de materiais comuns, de proveniências diversas.
• Fotomontagens – composição pictórica feita a partir de partes de diferentes fotografias.
• Rayographs – fotografias executadas pela sensibilização lumínica, sem a intervenção da máquina fotográfica.
ABSTRACCIONISMO
A arte abstracta nasceu na Europa em 1910, a partir da experiência pessoal de Kandinsky.
ABSTRACCIONISMO
Amarelo, Vermelho, Azul de W.Kandinsky |
É considerada a expressão mais pura da criação artística, pois está liberta de programas ideológicos ou culturais.
Nela, o artista não necessitou de recorrer ao mundo visível, pois não retrata o concreto, pelo contrário, apresenta uma sucessão de formas e de cores que em nada reproduzem a realidade, afirmando assim a libertação da arte em relação à representação mimética da natureza.
O abstraccionismo representa o ponto de chegada das várias correntes de Vanguarda, iniciadas com o fauvismo.
O Abstraccionismo provocou uma verdadeira revolução técnica e estética, concretizada na crescente simplificação/sintetização formal da linguagem plástica, valorizada cada vez mais pelos seus valores específicos.
Anulação completa do tema e do objecto.
Expressão mais pura e íntima do pintor, pois não apresenta nenhuma relação com a realidade.
Total ausência de mimetismo.
Liberta e livre de rótulos.
Sem compromissos ideológicos ou programas sociais.
Sem ligação com o passado provocou uma profunda ruptura nas concepções artísticas de então.
Representa a verdadeira expressão da arte moderna, de uma arte totalmente nova.
Abstraccionismo Lírico
Kandinsky, Composição VII, 1913, óleo sobre tela. Estudos de composição. |
Deriva das experiências de Kandinsky, o seu principal representante.
Arte inspirada na intuição, no instinto e na imaginação, realizada no momento e ligada à emoção.
As suas composições apresentam formas orgânicas definidas por manchas cromáticas vibrantes e misturadas com linhas e seus respectivos significados, os quais substituem a representação dos objectos
Os quadros apresentam linhas e cores, utilizando as últimas em sobreposições de tons ou recorrendo às misturas feitas previamente na paleta. A pincelada ia desde o toque rápido, tenso, violento e contrastado, aos empastes de grande espessura.
A desmaterialização da arte de kandinsky, representou a descrença na sociedade europeia do pós Primeira Guerra Mundial, tal como a sociedade que se havia desmoronado também a pintura havia entrando em processo de desconstrução, anulando assim o objecto e deixando libertar a intuição do artista.
Ruptura na concepção estética:
W.Kandinsky |
rejeição do convencionalismo académico da pintura figurativa e criação de novas linguagens artísticas;
autonomia da obra de arte em relação à realidade concreta;
libertação do artista no processo de criação;
recusa de qualquer noção de objectividade, exaltação da emotividade.
Inovação temática, formal, cromática e técnica:
linguagem puramente plástica e abstracta.
formas orgânicas e sinuosas e interceptadas por linhas pretas,
utilização de uma paleta de cores variadas e múltiplas, formando manchas cromáticas,
a pincelada ia desde o toque rápido, tenso, violento e contrastado, aos empastes de grande espessura,
exploração da assimetria,
abandono da tridimensionalidade.
Abstraccionismo geométrico
Casimir Malevitch, pintura suprematista, 1916 |
Suprematismo, foi um movimento inovador surgido na Rússia. O seu criador foi Malevitch, que procurou na pintura a realização plástica da noção pura das formas, sem artifícios, apresentadas em movimento.
Esta pintura caracteriza-se pelo emprego das formas geométricas, construídas pela cor. A paleta cromática é restrita, constituída por cores primárias e secundárias, pelo branco e pelo negro, dois pólos de não cor: o branco significa o princípio e o negro, o fim.
Movimento artístico holandês, iniciado em 1917, por Piet Mondrian e Teo van Doesburg.
Esta corrente preconizou uma arte pura, clara e objectiva, não ilusória e não representativa e como tal antinaturalista, que utilizou formas geométricas (quadrados, rectângulos), estáticos, pintados de branco e preto ou com cores primárias, limitadas, quase sempre, por linhas verticais e horizontais a negro, formando planos geométricos puros e ortogonais
Estas características estilísticas procuravam alcançar uma nova visão da arte, marcada pela objectividade, pela perfeição das formas e pelas composições quase matemáticas, anulando o carácter intuitivo e emocional que se tinham revestido as obras do abstraccionismo lírico.
Piet Mondrian, Quadro II, 1921, óleo sobre tela, 90X60cm |
Ruptura na concepção estética:
rejeição do convencionalismo académico da pintura figurativa e criação de novas linguagens artísticas;
autonomia da obra de arte em relação à realidade concreta;
libertação do artista no processo de criação;
recusa de qualquer noção de subjectividade ou de emotividade.
Inovação temática, formal, cromática e técnica:
Casimir Malevitch, pintura suprematista, 1917 |
linguagem puramente plástica, abstracta, matemática e racional;
formas geométricas simples; linhas verticais e horizontais a negro que se cruzam em ângulos rectos (rectângulos e quadrados);
planos geométricos puros e ortogonais;
jogo cromático – cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e neutras (preto, cinza e branco);
exploração da assimetria;
abandono da tridimensionalidade
SURREALISMO
SURREALISMO
Salvador Dali, A Persistência da Memória, 1931, óleo sobre tela, 24,1 X 33 cm |
Movimento que se estendeu a vários campos da actividade intelectual: literatura, cinema, fotografia e artes plásticas.
André Breton foi o seu principal teórico, tendo escrito o Manifesto Surrealista. Nas artes plásticas, destacam-se os nomes de Dali, Ernst e Magritte. No cinema, Buñuel com o Cão Andaluz que conta com a participação de Dali, e na fotografia, Man Ray, representa o melhor exemplo.
Este movimento iniciou-se em França por volta de 1919, tendo-se expandido rapidamente por toda a Europa e América.
O nome do movimento foi atribuído pelo poeta Apollinaire, em 1917, que utilizou o termo pela primeira vez aquando da representação do bailado Parade, de Eric Satie, levado à cena pelos Ballets Russes, em Paris.
Em termos conceptuais, o Surrealismo surgiu, à semelhança do movimento Dada, como reacção à cultura e à civilização ocidental e a tudo o que ela invocasse, em particular o racionalismo e o convencionalismo. A estes valores opuseram outros, como os da liberdade e da irracionalidade, através de obras que utilizassem o sonho, a metáfora, o inverosímil e o insólito, contribuindo, no seu entender, para a elevação do espírito separando-o da matéria.
As obras do surrealismo eram executadas à margem da razão, sem quaisquer moralismos e sem preocupações estéticas conscientes. A associação de ideias era feita sem a procura de sentido e desencadeada livremente, segundo técnicas básicas que punham em prática o automatismo psíquico.
Privilegiaram o mundo da magia e de todas as formas alheias à racionalização do mundo ocidental, atacando o senso comum
René Magritte, Golconda, 1953, óleo sobre tele, 81 X 100 cm |
Estrutura estética e mensagem
Na pintura, aplicaram-se os ensinamentos de Freud e da Psicanálise, onde se procurou descobrir o universo onírico (sonhos) do homem e o inconsciente humano.
Os surrealistas afirmaram que o pensamento é automaticamente coordenado pelo inconsciente. Assim, as obras surrealistas são dominadas pela expressão da interioridade nos seus níveis mais recônditos do inconsciente, considerada a realidade mais autêntica.
Estes pintores advogavam a utilização de substâncias do foro psicotrópico, que libertariam o inconsciente, tendo em vista a produção de uma arte sincera e autêntica, reveladora da verdadeira condição humana. Uma das técnicas consistia em escrever ou desenhar em estado semi-hipnótico, sob a influência do álcool, da fome ou da droga que provocam alucinações.
Outra das técnicas eram os discursos escritos ou ditados durante o sonho, ou relatos de sonhos, outra técnica ainda era formada por jogos que consistiam na junção e escritas simultâneas de várias pessoas – perguntas e respostas ou partes de uma mesma proposição, de modo a obterem efeitos surpreendentes ou desconcertantes.
Estrutura formal
Juan Miró, O Caçador, óleo spbre tela, 64 X 100,3 cm |
Os seus principais pintores foram Salvador Dali, Juan Miró e Magritte, Paul Delvaux
O Surrealismo não apresenta nenhum quadro formal ao nível técnico, pode apresentar um traço rigoroso e seguro da pintura académica, ou uma expressão abstracta ou tendencialmente abstracta, ilógica e casual, ou ainda uma tendência mais simbolista, de carácter metafísico.
Estrutura formal: alguns exemplos
Plasticamente utilizaram técnicas dadaístas como o assemblage, a colagem, o frottage, o grattage e o dripping.
Frottage – técnica que consiste em colocar o papel sobre uma tábua de madeira com bastantes veios, sobre o qual se passa um lápis de carvão. Assim, aparecem riscos sombreados que são os veios da madeira. O mesmo que decalque.
Assemblage – reunião de diversas técnicas e materiais, muitos deles coladas, na mesma obra, quer seja pintura ou escultura.
Muitas vezes, nomeadamente, em Salvador Dali, vê-se uma tendência para o tratamento de objectos de forma realista em situações fantásticas e mágicas.
Alguns autores elaboraram colagens e assemblages, entre outras técnicas. Cada um procurou inspiração à sua maneira, libertando o seu inconsciente
Dripping – técnica que reside no gotejar da tinta e no aproveitamento do movimento repetitivo no braço.
Grattage - é uma técnica que consiste em provocar vários cortes (gretas) na tinta, criando um efeito de relevo, texturado e de aparência tridimensional.
Duas tendências dentro da corrente Surrealista:
Tendência clássica
Principais autores:
Salvador Dali
Juan Miró
Paul Delvaux
Ives Tanguy
Tendência mais abstratizante e simbolista
Principais autores:
Juan Miró
Francis Picabia
Marc Chagall
Man Ray
Pablo Picasso
Paul Klee
Os seus primeiros trabalhos, depois de sair da Academia, foram influenciados pelo Cubismo e Futurismo. Foi, contudo, quando se aproximou de Giorgio de Chirico e da sua pintura metafísica que Magritte mergulhou no surrealismo que viria a marcar toda a sua obra.
Apesar dos cerca de mil trabalhos que criou até à sua morte em Agosto de 1967, René Magritte começou apenas a ser verdadeiramente apreciado nos anos 60. O interesse generalizado fez com que muitas das suas telas se tornassem parte da cultura popular durante as décadas seguintes.
ACTION PAINTING
Tendência relacionada com a arte do americano Jackson Pollock.
ACTION PAINTING
Jacksom Pollock |
Este autor assumiu e deu plena expressão ao conceito surrealista de automatismo psíquico – relação directa entre o inconsciente, o gesto criativo e o material pictórico como veículo do conteúdo interior.
Recorreu a processos que favorecem a acção e o acaso.
Jacksom Pollock, Forma Livre, óleo sobre tela. |
Arte liberta da linguagem figurativa.
M.9
PREPARAÇÃO PARA O TESTE DE AVALIAÇÃO MODULAR.
(2ª Parte)
(2ª Parte)
A-SABER AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DOS SEGUINTES MOVIMENTOS:
1 – Abstraccionismo
2 – Surrealismo
3 – Dadaísmo
B-IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS OBRAS (APRESENTADAS EM AULA) DE: MONDRIAN; MIRÓ, KANDINSKY; MAGRITTE; DALI, MALEVITCH; POLLOCK; MARCEL DUCHAMP; RAOUL HANSMANN
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Professor António Vaz Gonçalves