"The Physical Impossibility of Death in the Mind of Someone Living" |
Em 1991
Damien Hirst executa um dos seus trabalhos mais conhecidos, a escultura
"The Physical Impossibility of Death in the Mind of Someone Living".
Esta obra, que apresenta um cadáver de tubarão, colocado dentro de um aquário preenchido por formol, assume um carácter monumental tanto pelas suas dimensões como pelo tema abordado. O efeito dramático do conjunto é acentuado pelo facto de o tubarão, um animal selvagem que geralmente simboliza a agressividade e o medo, permanecer imóvel, suspenso e encerrado no interior de um espaço translúcido (com uma ligeira tonalidade de verde).
Esta obra, que apresenta um cadáver de tubarão, colocado dentro de um aquário preenchido por formol, assume um carácter monumental tanto pelas suas dimensões como pelo tema abordado. O efeito dramático do conjunto é acentuado pelo facto de o tubarão, um animal selvagem que geralmente simboliza a agressividade e o medo, permanecer imóvel, suspenso e encerrado no interior de um espaço translúcido (com uma ligeira tonalidade de verde).
Para além desta peça em que utiliza um tubarão, o artista realiza inúmeros trabalhos com animais, que ora surgem mortos e dissecados e inseridos em contentores com formol, ora aparecem vivos e encerrados em gaiolas ou aquários.
"Away From the Flock"-1994 |
São exemplos desta fase criativa as esculturas "The Lovers", de 1991,
constituída pelos cérebros de duas vacas misturados ou "Away From the
Flock", datada de 1994.