As Engomadeiras de Edgar Degas - 1884.86 |
Sem dúvida a mais
conhecida da série das engomadeiras inaugurada por Degas em 1876, esta tela é
um das obras mais interessantes da última fase estilística do pintor. Degas
espia as duas mulheres, sem ser visto, curioso pelos seus gestos tão pouco
graciosos que, impiedosamente, parece querer eternizar, fixando-os na tela.
O
formato é semelhante ao de outras obras precedentes do artista (como O
Absinto), com a tábua em primeiro plano definindo o espaço e separando as duas
figuras do espectador.
O olhar, seguindo a diagonal do branco, fixa-se
inicialmente no tão pouco feminino bocejo da mulher em primeiro plano – um
gesto que recorda a cómica trivialidade de algumas das obras do artista
dedicadas aos prostíbulos – e depois voa para a segunda figura, inclinada sobre
o trabalho, captada ao pressionar o ferro sobre o tecido do vestido que está a
passar.
Degas insiste na popularidade das atitudes e dos corpos destas duas
monumentais trabalhadoras: rico burguês de origem aristocrática, ele parece
observar esta cena de trabalho duro com um espírito entre o divertido e o
encantado. Uma atitude que deixa transparecer os traços mais marcantes do seu
carácter: uma estranha mistura de sensibilidade social e de snobismo
aristocrático.
Edgar Degas 1884-1886 |