Charpentier com os filhos. 1878. Nova Iorque, Metropolitan Museum. |
O Baile na Cidade. 1883 - Pierre-Auguste Renoir |
Charpentier
com
os filhos, obra na qual se
percebe já a vontade de um regresso à tradição.
A progressiva mudança estilística foi acompanhada por razões concretas de ordem quer pictórica quer prática: a uma recusa da pintura impressionista, que o conduziu, no seu dizer, «a um beco sem saída», junta-se a premente necessidade de pintar obras que possam ter um mercado.
A progressiva mudança estilística foi acompanhada por razões concretas de ordem quer pictórica quer prática: a uma recusa da pintura impressionista, que o conduziu, no seu dizer, «a um beco sem saída», junta-se a premente necessidade de pintar obras que possam ter um mercado.
As duas telas gémeas dedicadas ao tema da dança
situam-se no momento de viragem na produção do artista, em equilíbrio entre as
atmosferas impressionistas que ainda se respiram na composição de ambas as
cenas e na escolha do tema, e a vontade de voltar a uma pintura de traço
definido, na esteira de Ingres e de Rafael.
Por volta de 1883 verificou-se uma
espécie de fractura na minha obra, contra Renoir, «seguira o impressionismo e
chegara à conclusão de que não sabia pintar nem desenhar.» Para a elegante
figura feminina posou Suzanne Valadon, mulher muito conhecida nos ambientes
artísticos da época:modelo, musa de muitos pintores (de Renoir a
Toulouse-Lautrec), artista e futura mãe do pintor Maurice Utrillo.
Pierre-Auguste Renoir |
"Numa manhã um de nós já não tinha preto, e assim nasceu o
impressionismo". Renoir, 1841