Pierre-Auguste Renoir | O Baile na Cidade.1883 | M8

Charpentier com os filhos. 1878. Nova Iorque,  Metropolitan Museum.


O Baile na Cidade. 1883 - Pierre-Auguste Renoir

Charpentier com os filhos, obra na qual se percebe já a vontade de um regresso à tradição. 
A progressiva mudança estilística foi acompanhada por razões concretas de ordem quer pictórica quer prática: a uma recusa da pintura impressionista, que o conduziu, no seu dizer, «a um beco sem saída», junta-se a premente necessidade de pintar obras que possam ter um mercado. 
As duas telas gémeas dedicadas ao tema da dança situam-se no momento de viragem na produção do artista, em equilíbrio entre as atmosferas impressionistas  que ainda se respiram na composição de ambas as cenas e na escolha do tema, e a vontade de voltar a uma pintura de traço definido, na esteira de Ingres e de Rafael. 
Por volta de 1883 verificou-se uma espécie de fractura na minha obra, contra Renoir, «seguira o impressionismo e chegara à conclusão de que não sabia pintar nem desenhar.» Para a elegante figura feminina posou Suzanne Valadon, mulher muito conhecida nos ambientes artísticos da época:modelo, musa de muitos pintores (de Renoir a Toulouse-Lautrec), artista e futura mãe do pintor Maurice Utrillo.


Pierre-Auguste Renoir


                  "Numa manhã um de nós já não tinha preto, e assim nasceu o impressionismo".                     Renoir, 1841