TESTE DE PESQUISA DO MÓDULO 9, A CULTURA DO CINEMA
o ficheiro em word deve ser enviado para o email: antoniogoncalves@epci.online.pt
escreva o seu nome, número e turma.
1
| Identifique o Movimento de Arte:
A | Como arte de espírito, este movimento é bem o reflexo dos tempos conturbados que antecederam e acompanharam a Primeira
Guerra Mundial (1914/1918), rivalidades
imperialistas, apressada industrialização,
desenraizamento da população rural
e crise de valores, bem como da
renovação cultural e das mentalidades que então se operaram.
Até à
Primeira Guerra Mundial, esta forma de arte foi desenvolvida por dois movimentos de pintores: o do
grupo Die
Brücke (A Ponte), fundada
na cidade alemã de Dresden e o do grupo Der
Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul),
nascido na cidade de Munique, também na Alemanha.
B | Este movimento estético floresceu em França, em 1907 e rapidamente
alastrou-se por toda a Europa até ao raiar da Primeira Guerra Mundial em 1914.
Pretende representar os objectos, abstraindo, a sua aparência imediata.
Adversários da representação directa dos objectos, estes artistas pretendiam,
partindo da Ciência e dos métodos, criar uma Arte inteiramente nova que se
dirigisse especialmente ao intelecto e ao espírito.
C | Esta corrente surge na sequência
das conquistas impressionistas, tendo ido mais longe na desconstrução da realidade. Anulou toda a teorização
na arte, o seu grande objectivo era transmitir ao espectador profundas emoções estéticas, através
da exaltação das cores. A arte é um exercício que deve comunicar emocionalmente com o espectador.
A cor, forte e contrastante,
predomina sobre o desenho, sem modelado, onde toda a ilusão da terceira dimensão (perspectiva) se perde, por isso, as formas
surgem simples, rejeitando-se a
perspectiva académica, em função do
tratamento de um espaço mais
intuitivo, livre e bidimensional.
D | A arte deste grupo de artistas, ultrapassou os objectivos do
movimento fauve,
os quais baseados no conceito de arte pela arte eram apenas estéticos e plásticos, estes
pretenderam expressar os sentimentos e traumas da alma humana
com vigor, dramatismo, coragem, angústia e
até violência, numa atitude a
que não era estranha a intenção de denúncia
e de contestação política e
social. Os seus principais vultos foram Kirchner, Emil Nolde,
Schimidt- Rottluff, Erich Heckel e Otto Müller.
E | Este movimento surgiu num contexto em que Juan Gris, Braque e Picasso procuraram refutar a acusação de que o cubismo
era abstracto, pelo contrário, a
intenção dos autores era a reprodução do objecto real. Assim, criaram uma arte
mais concreta. As pinturas nesta fase, conheceram a introdução de objectos
reais e tridimensionais,
entre outros: recortes de jornal, alfinetes, papel de música ou restos de
cadeiras, espelhos através da técnica de
colagem.
F | O objectivo artístico era unir
sob o mesmo ideal artístico a vanguarda
da arte europeia – criadores de várias nacionalidades e de diferentes
expressões, ultrapassando as barreiras culturais e ou ideológicas das várias
tendências. Este grupo pretendia construir as suas obras a partir das
experiências pessoais, criando uma arte livre, não dirigida a nenhum público em
especial, que nascesse da meditação
e da necessidade interior de cada
artista.
Conseguiram abrir novos caminhos de
expressão, por um lado, verificou-se uma tendência para a abstracção dos temas, por outro, uma
tendência para a construção da forma
a partir de volumes geométricos.
G | Assumiu-se como um movimento de rebelião activa e de afirmação
das novas e modernas energias da existência. Pretendiam fazer a apologia da máquina, da velocidade, da luz e da própria sensação dinâmica, exaltando o presente e reflectindo a
vida moderna, à qual aderiu entusiasticamente.
A__B___C___C____D____E____F____G____
2 | Observa o seguinte documento
PICASSO, Pablo. Guernica.
1937. Museu Reina Sofia, Madrid, Guernica
2.1
| Que acontecimento testemunha esta obra?
2.2 | Explica o significado de cada figura.
3 | Caracteriza os seguintes movimentos artísticos
- Fauvismo
- Expressionismo
- Cubismo
- Dadaísmo
- Surrealismo
- Futurismo
4 | Identifica as seguintes
obras, referindo
- o movimento artístico
- o nome do pintor
- o titulo da obra
- o ano da pintura
- as suas dimensões