TESTE | EXAME | MOD.9 CULTURA DO CINEMA

TESTE DE PESQUISA DO MÓDULO 9, A CULTURA DO CINEMA
o ficheiro em word deve ser enviado para o email: antoniogoncalves@epci.online.pt
escreva o seu nome, número e turma.

1 | Identifique o Movimento de Arte:
A | Como arte de espírito, este movimento é bem o reflexo dos tempos conturbados que antecederam e acompanharam a Primeira Guerra Mundial (1914/1918), rivalidades imperialistas, apressada industrialização, desenraizamento da população rural e crise de valores, bem como da renovação cultural e das mentalidades que então se operaram.
Até à Primeira Guerra Mundial, esta forma de arte foi desenvolvida por dois movimentos de pintores: o do grupo Die Brücke (A Ponte), fundada na cidade alemã de Dresden e o do grupo Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), nascido na cidade de Munique, também na Alemanha.   

B | Este movimento estético floresceu em França, em 1907 e rapidamente alastrou-se por toda a Europa até ao raiar da Primeira Guerra Mundial em 1914. Pretende representar os objectos, abstraindo, a sua aparência imediata. Adversários da representação directa dos objectos, estes artistas pretendiam, partindo da Ciência e dos métodos, criar uma Arte inteiramente nova que se dirigisse especialmente ao intelecto e ao espírito.

C | Esta corrente surge na sequência das conquistas impressionistas, tendo ido mais longe na desconstrução da realidade. Anulou toda a teorização na arte, o seu grande objectivo era transmitir ao espectador profundas emoções estéticas, através da exaltação das cores. A arte é um exercício que deve comunicar emocionalmente com o espectador. A cor, forte e contrastante, predomina sobre o desenho, sem modelado, onde toda a ilusão da terceira dimensão (perspectiva) se perde, por isso, as formas surgem simples, rejeitando-se a perspectiva académica, em função do tratamento de um espaço mais intuitivo, livre e bidimensional.

D | A arte deste grupo de artistas, ultrapassou os objectivos do movimento fauve, os quais baseados no conceito de arte pela arte eram apenas estéticos e plásticos, estes pretenderam expressar os sentimentos e traumas da alma humana com vigor, dramatismo, coragem, angústia e até violência, numa atitude a que não era estranha a intenção de denúncia e de contestação política e social. Os seus principais vultos foram Kirchner, Emil Nolde, Schimidt- Rottluff, Erich Heckel e Otto Müller.  

E | Este movimento surgiu num contexto em que Juan Gris, Braque e Picasso procuraram refutar a acusação de que o cubismo era abstracto, pelo contrário, a intenção dos autores era a reprodução do objecto real. Assim, criaram uma arte mais concreta. As pinturas nesta fase, conheceram a introdução de objectos reais e tridimensionais, entre outros: recortes de jornal, alfinetes, papel de música ou restos de cadeiras, espelhos através da técnica de colagem.

F | O objectivo artístico era unir sob o mesmo ideal artístico a vanguarda da arte europeia – criadores de várias nacionalidades e de diferentes expressões, ultrapassando as barreiras culturais e ou ideológicas das várias tendências. Este grupo pretendia construir as suas obras a partir das experiências pessoais, criando uma arte livre, não dirigida a nenhum público em especial, que nascesse da meditação e da necessidade interior de cada artista.
Conseguiram abrir novos caminhos de expressão, por um lado, verificou-se uma tendência para a abstracção dos temas, por outro, uma tendência para a construção da forma a partir de volumes geométricos.

G | Assumiu-se como um movimento de rebelião activa e de afirmação das novas e modernas energias da existência. Pretendiam fazer a apologia da máquina, da velocidade, da luz e da própria sensação dinâmica, exaltando o presente e reflectindo a vida moderna, à qual aderiu entusiasticamente.

A__B___C___C____D____E____F____G____

2 | Observa o seguinte documento


PICASSO, Pablo. Guernica. 1937. Museu Reina Sofia, Madrid, Guernica

2.1 | Que acontecimento testemunha esta obra?
2.2 | Explica o significado de cada figura.

3 | Caracteriza os seguintes movimentos artísticos
  • Fauvismo
  • Expressionismo
  • Cubismo
  • Dadaísmo
  • Surrealismo
  • Futurismo

4 | Identifica as seguintes obras, referindo
  • o movimento artístico
  • o nome do pintor
  • o titulo da obra
  • o ano da pintura
  • as suas dimensões



1 2

3 4 

5 6 

78

9 10 

11 12

13 14

15 16

17 18

19 20

21 22

23 24



2526



27 28


29 30

3132


33 34


35 36