Adrian Van Ostade e o barroco | M6


Adrian Van Ostade
Biografia:
De acordo com Houbraken, ele e seu irmão foram alunos de Frans Hals e ele passou a maior parte de suas vidas em Haarlem Ele era o filho mais velho de Jan Hendricx Ostade, um tecelão da cidade de Eindhoven Ostade perto. Embora Adriaen e seu irmão Isaack nasceu em Haarlem, eles adotaram o nome de "van Ostade" como pintores. De acordo com o RKD, tornou-se um aluno em 1627 do retrato de Frans Hals, na época capitão do Adriaen Brouwer e Miense Jan Molenaer. Em 1632, ele é registrado em Utrecht (onde, como o pato Jacob, foi provavelmente influenciados pelas cenas aldeia de Joost Cornelisz Droochsloot, que eram populares em sua época), mas em 1634 ele estava de volta em Haarlem, onde se juntou ao Guild Haarlem de São Lucas. Em 2006 ele entrou para uma companhia de o guarda civil em Haarlem, e em 2008 ele se casou. Sua esposa morreu dois anos depois, em 1640. Em 1657, "como um viúvo", ele se casou com Anna Ingels. Mais uma vez ele ficou viúvo em 1666. Ele abriu uma oficina e levou aos alunos. Os seus alunos notáveis foram Cornelis Pietersz Bega, Cornelis Dusart, Jan de Groot (1650-1726), Frans de Jongh, Michiel van Musscher, Isaac van Ostade, Evert Oudendijck e Jan Steen .
Em 1662 e novamente em 1663, está registrado como diácono da guilda de São Lucas, em Haarlem. No rampjaar (1672), ele arrumou os seus bens com a intenção de fugir para Lübeck, razão pela qual Houbraken sentiu que tinha família lá . Ele chegou até Amesterdão, no entanto, quando ele foi convencido a permanecer pelo colecionador de arte "Konstantyn Sennepart", em cuja casa se hospedou, e onde ele fez uma série de desenhos coloridos, que depois foram comprados para 1.300 florins (juntamente com alguns desenhos feitos por Gerrit Battem) por Jonas Witsen, onde Houbraken os viu e se apaixonou por seu retrato da vida de aldeia. Witsen Jonas (1676-1715) foi o homem que convenceu Houbraken para ir para Amsterdam de Dordrecht. Ele havia sido o secretário da cidade, e foi provavelmente o seu patrono. Seu sucessor, Johan van Schuylenburgh, que se tornou secretário municipal em 1712, era o homem a quem Houbraken dedicou o primeiro volume de sua Schouburg.


Peasants in an Interior (1661)




Adrian Van Ostade e o barroco:
Especializado na “scene de genre” ( é um tipo de pintura onde figuram cenas contemporâneas e feita no momento da accao) e em particular na ilustração da vida paisana. As obras dele múltiplas e para a maioridade de formato pequeno, herança de “Brueghel l’ancien” são caracterizadas por um tratamento caricatural das personagens. Entretanto, os temas mais comuns que Van Ostade dedicou seus pincéis são quase infinitos: a partir de personagens, que representam, apenas, os bustos dos padeiros e outros peixes, os grupos de fumantes e bebedores, com representações mais complexas: as alegorias dos cinco direcção (Museu Hermitage, São Petersburgo), brigas em casas no campo, cenas de jogos, ou em que os atores envolvidos e itinerantes charlatães.


O pintor em seu ateliê
38 × 35,5 cm Ano: 1663























Músicos da Aldeia
Medidas: 39x30.5cm Ano: 1645


 
 
 
 
 
Retrato de família
Medidas: 40,3 x 35,7 -  1654 -Museu de Louvre em Paris

Uma pintura no Museu do Louvre, intitulada Retrato de Família [10] já foi considerado um autoretrato do artista cercado por sua família: nesta obra, com roupas elegantes posando em um quarto luxuoso, é um pai sentado ao lado de sua esposa seus filhos - um menino e cinco meninas - e um par de noivos. Este quadro é bastante diferente do resto da obra de Van Ostade. Este último, como sabemos, nunca teve uma única filha, o que torna a teoria de um auto-retrato altamente improvável.