Agenda Cultural

Escultura

Imagem:
Adrien Missika

Geological Norms (Sometimes Repeated)
25 Mai a 30 Jul 11

Mais do que um criador de imagens, Adrien Missika é um viajante irrequieto. Apropria a viagem na sua miríade de formas históricas e culturais – o “Grand Tour”, a peregrinação, o passeio, a viagem como fuga e evasão – recolhendo matéria visual para o seu arquivo pessoal e subjectivo de “arquétipos”: pores-de-sol, grutas, picos de montanha, formações rochosas, ondas, palmeiras, arquitecturas e cordilheiras. Estas imagens não têm como intenção o relato, mas integram uma diegese melancólica e ampla, de múltiplas leituras. Segundo Gaston Bachelard, sonhamos o mundo antes de conhecê-lo.
Profundamente ciente e céptico das nossas projecções do pitoresco e da nossa tendência para confundir o mapa com o território, a obra de Adrien Missika reflecte sobre a nossa experiência do mundo através das imagens.
Endereço: Rua Reinaldo Ferreira, 20 A, 1700-323 Lisboa

Horários: Qua a Sáb: 12h-20h, Dom: 14h-20h

Imagem:
Rui Chafes e Orla Barry

Five Rings
Até 21 Ago 11
Five Rings apresenta-se como um percurso através de uma sequência de «palcos» que nos conduzem até um espaço de memória ficcional. O intimismo e a total ausência de luz natural foram o que atraiu Orla Barry e Rui Chafes a estes espaços. Desta forma, evitam as grandes e luminosas salas de exposição, criando um espaço de intimidade e de natureza artificial. Os artistas conseguiram assim produzir atmosferas que dão forma, se complementam e agem como paradoxos umas em relação às outras, numa única obra total. O visitante pode ouvir vozes que falam sobre memória perdida, memória sem imagens, a memória retida por pedras negras. Num outro «palco» colorido é possível apreciar a voz ribombante do futuro ao recordar-se dos dias antes do fim.
Museu Colecção Berardo
Endereço: Praça do Império

lisboa

Pintura

Imagem:
Alain Donnat

A magia da cor
Até 12 Jun 11
Alain Donnat nasceu em 1947 em Neustadt.
Teve várias profissões e, nos anos 80, tornou-se Director de uma empresa.
Depois de um grave acidente decidiu largar o mundo dos negócios para se dedicar à pintura Naïf, a sua eterna paixão.
Encorajado por Jacqueline Bricard, a melhor especialista em Arte Naïf, Alain Donnat começa a expor em muitas galerias francesas e estrangeiras
Allarts Gallery

Endereço: Rua da Misericórdia, 30, Chiado
1200-273 Lisboa


Imagem:
Joseph Plateau

La Belle Alliance
12 Mai a 23 Jun
Em forma de aguarela, pintada aos 14 anos de idade aquando da batalha de Waterloo, por um famoso físico belga, vem da Bélgica para cá, tendo sido ponderada de forma crisálida, para ser propositadamente, a peça central do último andar da Plataforma Revólver.
O seu autor, Joseph Plateau ficou reconhecido pelas suas descobertas relativas à percepção visual e à invenção da animação.
Os restantes elementos da exposição La Belle Alliance, confluem no campo visual e performativo, apresentando-se através de obras que rondam a leitura do real por caminhos do absurdo. Apesar de uma variedade de discursos, todos desenvolveram determinados mecanismos conceptuais, permitindo-lhes um particular mote sensorial e emocional, aqui ampliado para se focarem sobre a vida deste famoso físico.
Galerias
Plataforma Revólver
Endereço: Rua da Boavista 84, 3º
1200-068 Lisboa

Cinema
Imagem:
Pina
De Wim Wenders
Documentário / M12
Duração: 103m
Data: ALE/FRA, 2011
Pina é “um filme de Wim Wenders para Pina Bausch”, a coreógrafa alemã que faleceu o ano passado. Com estreia nacional em 3D, o documentário é também uma homenagem à coreógrafa que dedicou a Portugal uma criação original (Mazurca Fogo). Ambientado na cidade de Wuppertal, Alemanha, onde Pina Bausch decidiu viver os últimos 35 anos de vida, o filme protagonizado pela companhia Tanztheater Wuppertal, leva-nos numa viagem pela obra da coreógrafa (A Sagração da Primavera, Café Müller, Kontakthof e Vollmond, as suas quatro mais famosas peças).


Imagem:

Banksy - Pinta a Parede!

De Banksy.
Documentário / M6
Duração: 86m
Data: GB, 2010
Banksy - Pinta a Parede!, apresentado fora de competição no Festival de Berlim, 2010, premiado no festival de cinema independente de Sundance e nomeado para o Óscar melhor documentário, é um filme arrojado e divertido sobre a arte urbana e um dos maiores segredos da arte contemporânea: quem é o artista que assina como Banksy. Sem desvendar identidades, o documentário segue vários artistas de reputação internacional demonstrando a grandeza do graffiti enquanto arte real. Uma estreia que se associa a um conjunto de iniciattivas como um ciclo de debates nas livrarias Fnac de Lisboa e Porto; a exposição A Rua Continua na Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa; o lançamento do site www.galeriaurbana.pt que propõe um roteiro da arte urbana de Lisboa desde o 25 de Abril até à actualidade; e uma campanha de intervenções artísticas em 5 camiões de recolha de resíduos (os camiões que circulam no Bairro Alto, na Baixa e na 24 de Julho) e uma customização de vários vidrões de Lisboa.


Musica

Imagem:

Festival ao Largo 2011

30 Jun a 31 Jul
O Festival ao Largo promete animar as noites de Verão, transformando um dos seus largos mais emblemáticos num palco de excelência, com perto de duas dezenas de espectáculos de música sinfónica, coral-sinfónica e dança entre 30 de Junho e 31 de Julho, sempre às 22h e de entrada gratuita.


Programação:


30 Jun
1001 Noites
Orquestra Gulbenkian
Susana Gaspar, soprano
Martin André, direcção musical

2 Jul
Polichinelo e O Amor Feiticeiro
Orquestra Gulbenkian
Patrycja Gabrel, soprano
Joana Nascimento, contralto
Mário João Alves, tenor
João Fernandes, baixo
Pedro Neves, direcção musical


4, 5 Jul
Músicas do Mundo - Canto Harmónico de Tuva
Ensemble TUVA (República de Tuva, Rússia)

7, 8 Jul
Estrelas e Planetas
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Jorge Vaz de Carvalho, barítono
Julia Jones, direcção musical
9, 10 Jul
Noite Italiana
Orquestra Metropolitana de Lisboa

Cesário Costa, direcção musical
13, 14 Jul
Diálogos, Piano & Percussão
Mário Laginha e Bernardo Sassetti, piano
Elizabeth Davis, Pedro Carneiro, percussão
Artur Pizarro e Vita Panomariovaite, piano

16, 17 Jul
Baile Vienense
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Peter Guth, direcção musical


19 Jul
Noites de Ópera: Os Grandes Coros
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Kodo Yamagishi, piano
Giovanni Andreoli, direcção musical