O Neoclassicismo | M7


O NEOCLASSICISMO foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reacção contra os excessos decorativos e dramáticos do Barroco e Rococó. Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência estética predominou nas criações dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direcção da Sociedade europeia após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: Formalismo e racionalismo, exactidão nos contornos, harmonia do colorido, retorno ao estilo greco-romano, academismo e técnicas apuradas, culto a teoria de Aristóteles, ideal da época : democracia, pinceladas que não mascavam a superfície, retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos; academismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes; arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.
ARQUITECTURA
Tanto nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitectura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano. Exemplos dessa arquitectura são a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteão Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo, em Berlim

Algumas características deste movimento artístico na arquitectura são: Materiais nobres (pedra, mármore, madeiras, granitos), processos técnicos avançados, sistemas construtivos simples, esquemas mais complexos, a par das linhas ortogonais, formas regulares, geométricas e simétricas, volumes corpóreos, maciços, bem definidos por planos murais lisos, uso de abóbada de berço ou de aresta, uso de cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade, espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade, pórticos colunados entablamentos directos, frontões triangulares, a decoração recorreu a elementos estruturais com formas clássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque, valorizou a intimidade e o conforto nas mansões familiares.
PINTURA
A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição.
Características da pintura: Formalismo na composição, reflectindo racionalismo dominante. Exactidão nos contornos. Harmonia do colorido
Os maiores representantes da pintura neoclássica são:
Jacques-Louis David
- foi considerado o pintor da Revolução Francesa, mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Império de Napoleão. Durante o governo de Napoleão, registou fatos históricos ligados à vida do imperador. Suas obras geralmente expressam um vibrante realismo, mas algumas delas exprimem fortes emoções.
Obra destacada: Bonaparte atravessando os Alpes e Morte de Marat.
Jean-Auguste-Dominique Ingres (1780-1867), o pintor foi uma espécie de cronista visual da sociedade de seu tempo. Ingres acreditava que a tarefa primordial da arte era produzir quadros históricos. Ardoroso defensor da pureza das formas, ele afirmava, por exemplo, que desenhar uma linha perfeita era muito mais importante do que colorir. " A pincelada deve ser tão fina como a casca de uma cebola", repetia a seus alunos. Sua obra abrange, além de composições mitológicas e literárias, nus, retratos e paisagens, mas a crítica moderna vê nos retratos e nus o seu trabalho mais admirável. Ingres soube registar a fisionomia da classe burguesa do seu tempo, principalmente no gosto pelo poder e na sua confiança na individualidade. Amante declarado da tradição. Ingres passou a vida brigando contra a vanguarda artística francesa representada pelo pintor romântico Eugène Delacroix, contudo foi Ingres, e não o retórico e inflamado Delacroix, o mais revolucionário dos dois. A modernidade de Ingres está justamente na visão distanciada que tinha de sue retratados, na recusa a produzir qualquer julgamento moral a respeito deles, numa época em que se consumava o processo de aliança entre a nobreza e a burguesia. O detalhismo também é uma das suas marcas registadas. Seus retratos são invariavelmente enriquecidos com mantos aveludados, rendas, flores e jóias.
Forte influência da arquitectura neoclássica foi a descoberta arqueológica das cidades italianas de Pompéia e Herculano que, no ano de 79 a.C., foram cobertas pelas lavas do vulcão Vesúvio. Diante daquelas construções, num erro de interpretação, os historiadores de arte acreditavam que os edifícios gregos eram cobertos com mármore branco, ocasionando a construção de tantos edifícios brancos. Exemplo: Casa Branca dos Estados Unidos.