Novo quadro atribuído a Leonardo da Vinci exposto em Londres.

"Salvator Mundi" é o novo quadro atribuído a Leonardo da Vinci
Um quadro que se julgava perdido de Leonardo da Vinci foi identificado numa colecção privada norte-americana e vai ser exposto em Londres, na National Gallery. A recente descoberta da obra de arte, intitulada “Salvator Mundi”, datada de meados de 1500, representa a figura de Cristo. A última vez que um quadro foi atribuído a Leonardo da Vinci foi em 1909 com a obra de arte “Benois Madonna”, exposta, actualmente, no Museu Hermitage em São Petersburgo, na Rússia.

A existência de “Salvator Mundi”, com 65,6 cm de altura e 45,4 cm de largura, era conhecida, dada a sua referência em documentos históricos, mas até aqui julgava-se perdida ou mesmo destruída, à semelhança do que aconteceu com alguns dos trabalhos de Da Vinci. Como é o caso do quadro “Leda col Cigno”, um nu provocador que terá sido destruído por um membro religioso da família real francesa. Um nu de Mona Lisa, “Mona Vanna”, é outro exemplo dos trabalhos perdidos. Segundo o “The Guardian”, existem tantos trabalhos perdidos de Leonardo da Vinci como conhecidos.

A origem do quadro recentemente descoberto ainda permanece uma incógnita. Sabe-se que “Salvator Mundi” fez parte da colecção do Rei Carlos I de Inglaterra em 1649. Depois da sua morte, passou para Carlos II, que depois deixou a colecção de arte ao Duque de Buckingham, cujo filho leiloou as peças em 1763. Antes e depois destes acontecimentos não se sabe o que terá acontecido à obra de arte, onde esteve nem quem foram os seus proprietários. Apenas em 1900 surgem novos registos do quadro, quando foi adquirido pelo coleccionador britânico Frederick Cook, mas pareceu danificado e a autenticidade de Leonardo da Vinci tinha já sido esquecida. Por isso, Cook vendeu o quadro pela módica quantia de 45 libras. Foi em 1958. Na altura, mal imaginaria que agora em 2011, depois de provada a autenticidade, o quadro, onde surge Cristo com a mão direita levantada em forma de bênção, enquanto na outra mão segura um globo, valesse 120 milhões de libras (cerca de 137 milhões de euros).

Finalmente em 2005, o “Salvator Mundi” viajou para os Estados Unidos, através das mãos do coleccionador privado Robert Simon, especialista na pintura italiana renascentista, que iniciou então um estudo sobre a obra.

Num comunicado divulgado pela agência de comunicação contratada para divulgar o achado, pode-se ler que depois de um “tratamento exaustivo de conservação, a pintura foi examinada por uma série de especialistas internacionais”. “Chegou-se a um consenso inequívoco que ‘Salvator Mundi’ é um original de Leonardo da Vinci. As opiniões dividem-se apenas na data, com alguns a apontar que o trabalho foi feito em finais dos anos 1490, enquanto outros falam já depois de 1500.” O comunicado explica ainda são vários os elementos que não deixam dúvidas da autenticidade do trabalho, desde a qualidade de execução do trabalho aos detalhes conhecidos nos estilos de Da Vinci.

“Salvator Mundi” vai estar exposto ao público, numa exposição da National Gallery, em Londres, intitulada “Leonardo da Vinci: Painter at the Court of Milan”.