Banksy: o artista que ninguém sabe quem é



As pinturas subversivas que deixou nos mais inesperados locais tornaram-no mundialmente famoso. As suas obras já passaram por galerias e museus e chega esta semana aos cinemas portugueses com o filme "Banksy - Pinta a Parede!". 


É uma figura de culto da "street art". As pinturas subversivas que Banksy deixou nos mais inesperados locais tornaram-no mundialmente famoso e as suas obras já deram origem a exposições em galerias e foram vendidas por avultadas quantias, mas a sua identidade continua por revelar. O facto permite, é claro, aumentar a aura mítica do "street artist" que desafia as autoridades, deixando a sua marca em locais não autorizados, sem que ninguém nunca o chegue a apanhar. Só que no caso de Banksy, as suas pinturas já se tornaram algo demasiado valioso para que se queira em geral apagar. 
 

Consta aliás que a autarquia de Bristol terá por engano apagado o grande mural de "artista guerrilheiro" que Banksy fizera ao lado de oficinas da cidade e que pediu responsabilidades à empresa responsável pelo sucedido.
Supostamente, a intenção era que a empresa cobrisse de tinta negra as pinturas existentes ao lado da de Banksy, mas por engano a do "artista guerrilheiro" (um dos seus primeiros trabalhos) acabou também por desaparecer.

Banksy é Robert Banks?
Em 2003, o jornal "The Guardian" noticiou que Banksy é Robert Banks, nascido em Bristol em 1974 ou 1975.  Mas esses dados nunca foram comprovados e as pistas sobre a sua identidade continuam a surgir envoltas em mistério.
Segundo a sua biografia não oficial, teve as suas primeiras aventuras no mundo dos graffiti aos 14 anos, mas depressa descobriu que demorava demasiado tempo a realizar as obras apenas com as tintas de spray, pelo que passou também a recorrer à técnica de stencil, criando formas e moldes que lhe permitem depois deixar a sua marca nas paredes rapidamente.
Teve uma adolescência problemática e dificuldades na escola, encetando na prática de pequenos crimes, que o levaram a passar algum tempo na prisão. A determinada altura abandonou Bristol com destino a Londres.

Descobrir Banksy nas ruas de Londres
Na entrada do novo milénio, as marcas que deixara na capital britânica já tinham conquistados tantos fãs que se tornou numa espécie de hobby dos londrinos descobrir novas pinturas de Banksy. Costuma lidar com os media e galerias através de intermediários.
Mas apesar de manter essa faceta de clandestinidade tem um site na Internet e esta semana chega aos cinemas nacionais (estreia quinta feira) o filme de sua autoria, "Banksy - Pinta a Parede!" ("Exit Through the Gift Shop"), em que através de uma história ficcional nos leva a mergulhar no movimento de arte urbana, seguindo o percurso de Banksy e de outros artistas de "street art" que atingiram notoriedade, aproveitando para lançar questões sobre o valor da arte e sobre o que é ou não autêntico

Os graffiti de Banksy no muro da Cisjordânia
Depois da estreia do filme "Banksy - Pintar a Parede!", continuamos a revelar aqui o trabalho de street art, desta feita mostrando as pinturas que efectuou no polémico Muro da Cisjordânia.