Retrato do rei D. Sebastião vai a leilão


Um retrato de época do rei português D. Sebastião (1554-1578), avaliado entre 30 mil e 50 mil euros, vai a leilão, em Lisboa, pela Veritas Art Auctioneers.
Este retrato a óleo sobre tela, de autor desconhecido, é uma das peças em destaque entre cerca de 300 lotes de obras de arte e antiguidades do catálogo do leilão que estarão expostas entre 24 e 28 de Novembro, em Lisboa.
De acordo com Igor Olho-Azul, responsável da Veritas, "o retrato não tem uma data precisa definida, mas os especialistas afirmam que terá sido pintado cerca de trinta anos após a data da morte" de D. Sebastião, em 1578, na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África.
"É um retrato raro porque existem poucos conhecidos feitos na época do jovem rei", comentou.
Questionado sobre a proveniência da tela, Igor Olho-Azul indicou que "esteve na casa de uma família de condes, em Itália durante anos, e depois foi vendido num leilão internacional a um coleccionador português, encontrando-se no país desde há três ou quatro anos".
Além desta, e nos lotes de pintura antiga, estão ainda o quadro "Velha", de 1913, do pintor José Malhoa, cujo valor de licitação é estimado também entre 30 mil a 50 mil euros.