Guggenheim de Berlim fecha após 15 anos de actividade

O Museu Guggenheim em Berlim
O Museu Guggenheim em Berlim, uma das cinco instituições do género existentes em todo o mundo, encerrará em Dezembro, após 15 anos em actividade, anunciou hoje o Deutsche Bank, um dos seus patrocinadores.
O salão do Guggenheim berlinense, na sucursal do Deutsche Bank, é um dos cartões de visita culturais da maior metrópole alemã, e já acolheu 57 exposições, que atraíram 1,8 milhões de visitantes.
A sua abertura, em 1997, ficou a dever-se a uma parceira entre o Deutsche Bank e a Fundação norte-americana Solomon Guggenheim.
O contrato actual termina este ano, e os dois parceiros "tomaram a decisão conjunta de fechar o salão de exposições", disse um porta-voz do Deusche Bank, em Berlim.

O museu é um dos espaços culturais mais importantes da capital alemã.
Richard Armstrong, director da Fundação Salomon Guggenheim e do Guggenheim de Nova Iorque, enalteceu quase década e meia de colaboração com o maior banco privado alemão, "que fez surgir,", disse, "um dinâmico centro de exposições, numa das cidades mais excitantes do mundo".
O presidente do Deutsche Bank, Josef Ackermann, anunciou, por sua vez, que o espaço do museu deverá dar lugar a um fórum de diálogo entre a economia, a política, a cultura e a sociedade, mantendo-se a parceria com a Fundação Guggenheim.