'Os Jogadores de Cartas', do francês Paul Cezanne vendido por 190 milhões de euros

Os Jogadores de Cartas', de Cezanne Fotografia © Direitos reservados
O Qatar pagou 250 milhões de dólares (cerca de 190 milhões de euros) pelo quadro 'Os Jogadores de Cartas', do francês Paul Cezanne (1839-1906), que se torna, assim, o quadro mais caro de sempre. Até aqui, o recorde pertencia ao ' Número 5, 1948', de Jackson Pollock, que tinha sido comprado em 2006 por 150 milhões de dólares (cerca de 106 milhões de euros).
A venda foi concretizada em 2011, mas só na semana passada os pormenores foram revelados pela 'Vanity Fair'. Esta pintura a óleo que mostra dois agricultores de Aix-en Provence a jogar cartas faz parte de uma série de cinco quadros, pintados entre 1890 e 1900, e que estão expostos em grandes museus, como o Musée d"Orsay em Paris e o Metropolitan Museum em Nova Iorque. Este quadro pertencia ao milionário grego George Embiricos, que o terá vendido à família real do Qatar pouco antes de morrer.
O Qatar é um dos dos países mais ticos do mundo, devido ao petróleo, e é o terceiro país com mais milionários - logo a seguir a Singapura e à Suíça. Nos últimos anos, o Qatar tem vindo a adquirir várias obras de arte no mercado internacional com o objectivo de se tornar uma referência no mundo da arte.