Tela de Paula Rego vendida por 850 mil euros em Londres

Paula Rego
Uma tela de Paula Rego inspirada na ópera de Puccini "Madame Butterfly" foi hoje arrematada num leilão em Londres por 850 mil euros, enquanto um quadro de Francis Bacon chegou aos 25 milhões de euros. "Broken Promises" [Promessas Quebradas] alcançou um preço final de 713.250 libras (848.054 euros) no leilão, organizado pela Christie's, de acordo com a página electrónica da leiloeira.  A tela executada pela pintora portuguesa em 2006 era descrita como um "trabalho profundamente afectivo e comovente pela apaixonada contadora de histórias e cronista da natureza humana".
O quadro mostra quatro figuras femininas e uma quinta mais infantil sentada em cima da mulher em primeiro plano, inspirada em Lila Nunes, antiga enfermeira do marido Victor Willing e modelo da pintora há vários anos.  A inspiração terá vindo da ópera "Madama Butterfly, de Puccini, que conta a história de uma jovem japonesa que casa com um oficial americano, que depois a abandona por uma mulher da mesma nacionalidade.
O quadro, comprado pelo actual proprietário em 2006, foi exibido na retrospectiva que Paula Rego mereceu no Museu Rainha Sofia em Madrid em 2007.