CCB recebeu 740 propostas artísticas para integrar programação. Projectos estão a ser analisados

As propostas escolhidas vão integrar a programação do CCB do triénio 2013 a 2015

A Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB) recebeu 740 propostas artísticas, depois de em Fevereiro ter lançado um convite inédito aos agentes culturais portugueses para que apresentassem projectos que poderiam integrar a programação 2013-2015.
Segundo o comunicado da FCCB, das 740 propostas apresentadas, 252 são da área da música, 173 do teatro, 61 da dança e 14 do cinema. Candidatam-se ainda 31 projectos destinados ao serviço educativo e 44 para projectos transversais de artes performativas.
Na área da literatura, cultura portuguesa e ciência, o CCB recebeu 29 propostas, enquanto para exposições foram apresentados 126 projectos. As restantes 10 propostas incluem projectos desportivos, sociais e outros, indica a nota da instituição.
Numa iniciativa inédita, o CCB convidou todos os criadores portugueses, assim como produtores, operadores e agentes culturais, independentemente das suas áreas, a apresentarem propostas de projectos que se pudessem adequar à programação da instituição. Pela primeira vez, o CCB incitou os artistas a procurarem a instituição, contrariando assim a lógica da construção da programação daquele espaço. Isto já acontecia antes com o projecto BoxNova, que se dirige a todos os coreógrafos que desejem apresentar as suas criações, e com o Belém Urbana, no âmbito do festival CCB Fora de Si.
Quando o anúncio foi feito, o presidente da FCCB desde finais de Janeiro, Vasco Graça Moura, explicou que a ideia passava inicialmente por se fazer um levantamento daquilo que existe em Portugal a nível cultural, explicando que as propostas deveriam ter em conta a identidade do espaço.
“Se, como se espera, da presente iniciativa resultarem contributos válidos para a programação das actividades da FCCB, passará ela a ser realizada todos os anos, sendo assumida como acção estruturante do diálogo com criadores, produtores, operadores e agentes culturais”, dizia então o anúncio.
Segundo a nota de imprensa divulgada nesta quarta-feira, a análise das propostas já começou, “com vista à selecção das que possam ser consideradas na programação”.