Estudo e restauro da Mulher em Azul, de Pablo Picasso



O projecto de estudo e restauro durou um ano e consiste em três fases:
1. A primeira fase análise geral.
2. A segunda fase de análise química e de intervenção no trabalho.
Analise Gigapixel  da imagem da mulher de Picasso em Azul: 15.000 milhões de pixels
Para saber mais sobre o estado de conservação do trabalho foi implementado a tecnologia e vários processos de precisão fotográfica. Isso resultou numa imagem de alta resolução com efeito de zoom para entrar na pintura de Picasso.  

Animação anelada exibida na ligação é o resultado de sobreposição das imagens obtidas sem qualquer deformação pela luz infravermelha, luz ultravioleta, a luz visível e raios-X. Para tornar estas imagens é usado um deslocamento robô cartesiano que permite o movimento das câmaras ao longo da sua superfície inteira a captação de imagens sem qualquer deformação. Este robô proporciona movimento preciso e de trabalhar muito próximo da superfície da pintura, com lentes projectadas para fotografia macro. O movimento de precisão permite que o post das imagens finais, sem a necessidade de ferramentas de correcção geométrica em suas proporções, sendo o mais fiel possível ao original, como convém a um estudo científico.  

 A análise química e intervenção O projecto de intervenção nas obras de Picasso Woman in Blue, tem permitido não só realizar um estudo detalhado dos mesmos materiais, mas também recuperar dentro das possibilidades permitidas pelo envelhecimento natural, a sua aparência original.  



É assim realizado removendo metodicamente intervenções de idade, habituais neste momento, no qual os diferentes elementos foram adicionados: grandes manchas de tecido para se juntar lágrimas diferentes; revestimento com um tecido de algodão; parte overpainting de revestimento do original, na parte inferior, onde havia lacunas no final das camadas de tinta de pintura que mudaram de cor e aparência do trabalho, tanto pelo envelhecimento da mesma que para a sujidade remanescente entre revestimentos camada.

 A intervenção foi adaptada para critérios actuais, menos invasiva, limitada à superfície danificada, a utilização de materiais de sistemas e reversibilidade fácil, a aplicação de métodos científicos e tecnologia actual. Isto levou a uma maior compreensão e respeito pela intenção original do artista.


Tecnicamente, o tratamento tem sido a substituição de patches antigos não tecidos de fibras de linho, a colocação de um relining flutuante e remoção de overpainting e verniz, sendo capaz de recuperar a coloração original da obra. Pequenas falhas foram cobertas e reintegrado em uma cromática facilmente reversível e um critério de diferenciação de perto. Ele não aplicou qualquer camada de verniz sobre a pintura, expondo as diferentes texturas de óleo e, assim, recuperar a intenção do autor, este livro deixou nua e crua.


Todo este processo tem sido um suporte fundamental em estudos anteriores da fotografia com diferentes tipos de iluminação, reflectografia infravermelha, raios-X e caracterização espectral da superfície para o estudo cromático (detalhado acima) e do produto químico numerosos analisa necessária para fazer o estudo destes materiais, tanto original e adicionada. Estas análises são baseadas no uso de diferentes técnicas tais como a microscopia óptica, microscopia de varredura, espectroscopia de infravermelho e transformada de Fourier da pirólise gás espectrometria de massa de cromatografia.

As fotografias que acompanham mostram várias fases do processo no departamento de conservação / restauração do Museu e alguns detalhes pintura na mudança apreciável nas fotografias que acompanham reflectem diferentes fases do processo no departamento de conservação / restauração do Museu e alguns detalhes da mudança significativa na pintura