Fotografia. O olhar de Gérard Castello-Lopes na Gulbenkian de Paris.


Gérard Castello-Lopes, fotógrafo  

Fotografia © Leonardo Negrão - Global Imagens

A exposição "Aparições -- A Fotografia de Gérard Castello-Lopes 1956-2006", que junta cerca de 150 fotografias tiradas pelo artista ao longo de meio século, é inaugurada hoje na Gulbenkian de Paris, onde fica até 25 de agosto.
Gérard Castello-Lopes nasceu e morreu em França, mas passou parte da sua vida em Portugal. 


Neste percurso entre os dois países, o homem que foi considerado como o principal representante da "geração de ouro" da fotografia portuguesa, marcou também o cinema -- como crítico, actor, assistente de realização e administrador da Filmes Castello-Lopes -- e o jazz, como cofundador do Hot Clube de Portugal, em 1948. Em declarações à agência Lusa, Jorge Calado, comissário da exposição, explicou que, embora a base daquilo que vai ser apresentado em Paris seja a mesma que compôs a exposição apresentada em Lisboa, no ano passado, no espaço BES Arte & Finança, há detalhes que marcam a diferença.

 "A diferença fundamental é o espaço. Este espaço é mais pequeno do que o de Lisboa e completamente diferente, é um espaço mais íntimo. A distribuição das fotografias é completamente diferente num caso e noutro", afirmou. Para além disso, "há fotografias que estavam em Lisboa e que não estarão aqui em Paris e vice-versa, porque não têm o mesmo significado para as duas cidades".