Jeff Koons em Versalhes | M10


Jeff Koons: Versailles
 A exposição causou imensa polémica em Paris. Mesmo antes da sua inauguração já era notícia em todos os jornais franceses. Em Junho passado ano o artista americano Jeff Koons, considerado o rei do kitsch, esteve em Versalhes para uma exposição dos seus trabalhos no palácio de Versalhes. No dia 10 de Setembro, durante a inauguração da exposição no Château de Versailles, Koons disse que suas obras encontraram ali seu ambiente ideal - mas não foi assim que, pelo menos parte do público francês, viu a fusão de sua arte com a beleza clássica e tradicional do castelo.
Ainda no início de Agosto, quando as obras de Koons começaram a chegar em Versailles, a União Nacional dos Escritores - em decisão unânime de seus 400 membros - endereçou uma carta aberta à ministra da Cultura, Christine Albanel, pedindo a interdição da exposição.

Hoover installation in front of Marie Antoinette's painting
 No dia da abertura do château à exibição de 17 das principais obras do artista, um grupo de 80 pessoas já protestava desde cedo nos portões de Versalhes também pedindo a interdição imediata da exposição. Um representante dos manifestantes disse ao jornal Le Parisien que "o château de Versailles é único. Não queremos que Jeff Koons utilise o ambiente e a arte clássica do château de Versalhes para vender sua não-arte".

Jeff Koons Versailles Michael
Mas incidentes a parte, Koons é o artista contemporâneo mais em voga na actualidade. Em Junho deste ano, sagrou-se como o artista vivo a ter a obra mais cara já vendida: Balloon Flower Magenta foi arrematada pela Christie's em Londres pela soma de 16.343.000,00€. E não se pode contestar a dedicação do artista à maneira de expressar sua arte - Koons acompanhou pessoalmente a montagem de cada detalhe da exposição em Versalhes.


Claro que ele poderia ter escolhido outro local de menor impacto à opinião pública para expor suas obras, como o museu de arte contemporânea de Beaubourg ou La Défense, por exemplo. Mas para quem já foi casado com a parlamentar italiana Cicciolina, o que menos incomoda é a polémica - ao contrario, parece ser justamente a polémica que nutre a arte de Jeff Koons. E em meio a protestos e a tanta cobertura da média, ele não poderia querer publicidade melhor.

Jeff Koons Lobster hanging in the Mars Room
 Para quem foi visitar a exposição deve ter achado o resultado interessante. Imagine uma boia de piscina no formato de lagosta (Lobster) de 145cm pendurada ao lado do lustre do salon de Mars, um espelho inflavel lilas (Moon) dentro da galerie des Glaces ou ainda Marilyn Monroe abraçada à Pantera Cor-de Rosa (Pink Panter) no salon de la Paix... enfim é Koons.


Balloon Flower Magenta foi arrematada pela Christie's em Londres pela soma de 16.343.000,00€

OUTRAS OBRAS:
BMW M3 art car jeff koons