José de Guimarães mostra pintura e escultura

Obra de José de Guimarães: Da série África Brasil

  O artista plástico José de Guimarães vai expor, a partir de terça-feira, um conjunto de pinturas e esculturas no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na sequência de um convite daquela câmara legislativa.
Ao todo serão expostas 14 obras da série "Cities and Citizens", que José de Guimarães tem vindo a criar desde 2010, e que evoluiu a partir da série anterior, intitulada "África-Brasil", explicou o artista à Agência Lusa.
O conjunto inclui pinturas e objectos com luz de LED (Light Emitting Diode), conjuntamente com duas esculturas em forma de caixa em cujo interior se reúnem vários elementos.
A iniciativa surgiu de um convite feito a José de Guimarães pelo deputado europeu Mário David, vice-presidente do Partido Popular Europeu.
De acordo com um texto do especialista em História da Arte e curador Nuno Faria, esta exposição aborda "uma temática particularmente incandescente na vivência e no pensamento contemporâneos, a saber: o lugar da figura que quer vencer o silêncio e o isolamento a que é remetido o indivíduo nas urbes atuais".


 "O projeto sincrético do autor aparece aqui bem plasmado: na sua estrutura musical, dir-se-ia jazística, as obras operam reenvios, ecoam motivos, propõem contrapontos, fazem emergir a figura e o seu duplo na multiplicidade reverberante do espaço urbano, colocando ênfase no estatuto, a um tempo ambíguo e fundacional, daquilo a que chamamos identidade cultural", analisa.