Museu Berardo na lista dos cem mais visitados


Museu Berardo Fotografia © Paulo Spranger/ Global Imagens
O Museu Colecção Berardo, em Lisboa, ocupa o 81.º lugar na lista dos cem museus mais visitados do mundo, em 2011, com 652.447 entradas, segundo o The Art Newspaper, publicação internacional especializada em arte contemporânea. Em primeiro lugar desta lista está o Museu do Louvre, em Paris, com 8,8 milhões de visitantes, seguindo-se o Metropolitan Museum de Nova Iorque, com cerca de seis milhões de visitantes, e em terceiro o British Museum, em Londres, com 5,8 milhões de visitantes. 

Frank Stella - Severambia
 Entre os dez museus mais visitados do mundo está a National Gallery, em Londres, com 5,2 milhões, a Tate Modern, também em Londres, com 4,8 milhões, a National Gallery of Art, em Washington, com 4,3 milhões, o National Palace Museum, em Taipei, com 3,8 milhões de visitantes, o Centre Pompidou, em Paris, com 3,6 milhões, o National Museum da Coreia, em Seoul, com 3,2 milhões, e o Museu D"Orsay, em Paris, em décimo lugar, com 3,1 milhões de visitas. Em 2010, de acordo com a lista publicada anualmente por The Art Newspaper, o Museu Berardo surgia em 50 lugar, registando uma subida de 25 posições relativamente a 2009, mas baixou para a 81.ª, em 2011, mantendo-se, no entanto, como o único museu de Portugal a figurar nesta lista.

Exposição “Sem Rede” no CCB em Belém, com os trabalhos de Joana Vasconcelos
 Entre os cem museus mais visitados surgem três espaços museológicos do Brasil, entre eles, em 17.º lugar, o Museu do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, com mais de 2,2 milhões de entradas, em 45.º lugar o Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, com 1,15 milhões de visitantes, e, em 50.º lugar, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, com 1,05 milhões de entradas. Inaugurado em 2007, na sequência de um acordo entre o Estado português e o comendador e colecionador madeirense Joe Berardo, o Museu Berardo teve como primeiro diretor artístico o francês Jean-François Chougnet e passou a ser dirigido, em abril de 2011, pelo curador e historiador de arte Pedro Lapa.

Museu Berardo, Rui Chafes