O Grito" de Edvard Munch pintado em 1895 vai ser vendido em leilão.

"O Grito", de Edvard Munch
Umas das quatro versões de "O Grito", de Edvard Munch, está desde em exibição na Sotheby de Londres, onde permanecerá uma semana antes de seguir para Nova Iorque, onde será vendido pela famosa casa de leilões.
Esta obra-prima que marcou o início do Expressionismo pode atingir um valor superior a 60 milhões de euros, já que é a única versão do quadro que ainda pertence a um colecionador particular.
Simon Shaws, porta-voz da casa responsável por este leilão, refere que este é, sem dúvida, o momento mais propício para a venda da obra, já que em 2013 se celebrará o 150º aniversário do norueguês Edvard Munch

A base de licitação é de 80 milhões de dólares, mas é provável que seja arrebatado por um valor muito mais alto, tendo em conta não só o valor artístico da obra do pintor norueguês como a sua enorme popularidade e o facto das outras três versões do quadro não poderem ser adquiridas, uma vez que duas pertencem ao Museu Munch de Oslo e a outra à Galeria Nacional da Noruega.
Se as perspetivas se cumprirem, o quadro poderá aproximar-se mesmo do valor recorde de 106 milhões de dólares que "Nude, Green Leaves and Bust", de Picasso, atingiu em 2010, num leilão da Christie's em Nova Iorque.

"O Grito", de Edvard Munch, pode ser vendido por 150 milhões de dólares.
"O Grito", desenho a pastel com uma figura a gritar em primeiro plano, é um dos quadros mais reconhecíveis em todo o mundo, provavelmente o mais famoso a seguir a "Mona Lisa".

A imagem pintada no quadro retrata uma figura andrógina em desespero, sobre uma ponte e tendo ao fundo um fiorde em Oslo, capital da Noruega.
A versão do quadro que vai a leilão em Nova York é uma das quatro pintadas por Munch. As outras três estão expostas em museus noruegueses.
Entre os potenciais compradores de "O Grito" no leilão da Sotheby's estão executivos europeus, coleccionadores asiáticos e xeques do oriente médio. Um dos nomes mais citados nessa lista é o da família real do Qatar, que recentemente adquiriu uma pintura de Paul Cezanne por quase R$ 500 milhões.
Além do quadro de Munch, serão leiloadas também obras de Salvador Dalí, Pablo Picasso e Claude Monet, entre outros.
Venda vai financiar a criação de um museu
A sua fama aumentou ainda mais com o roubo de duas das suas versões nos últimos 20 anos, tendo ambas sido entretanto recuperadas.
A versão que será leiloada, pintada em 1895, pertence a Petter Olsen, cujo pai foi amigo e mecenas deEdvard Munch, tendo adquirido diversas das suas obras.
A venda de "O Grito" destina-se, aliás, a financiar a criação do museu e centro de artes Ramme Gaard, que irá contar com diversas obras de Munch e que Petter Olsen tenciona inaugurar em Ramme Gaard, Hvitsten, Noruega, em 2013, ano que se irá celebrar os 150.º aniversário do nascimento do pintor.