Pintura de Lempicka desaparecida nos anos 20 vai a leilão.

Nu Adossé, da artista Tamara de Lempicka
A obra modernista Nu Adossé, da artista Tamara de Lempicka, que se perdeu nos anos vinte, vai a leilão no início de Maio em Nova York, a um preço base estimado entre 3 a 5 milhões de dólares (entre 2,25 a 3,8 milhões de euros), informou hoje a leiloeira Sotheby.
A pintura - que foi exibida ao público apenas uma vez na galeria Bottega di Poesia, em Milão, decorria o ano de 1925 (altura em que a obra foi feita) -, faz parte do leilão de arte impressionista e moderna que irá realizar-se a 2 de Maio.
"Nu adossé é um exemplo clássico da estética sensual e elegante da artista", referiu a casa de leilões em comunicado, salientando que esta obra da artista polaca Tamara Lempicka (1898-1980) desapareceu da vista do público em 1925. O seu atual proprietário contactou a leiloeira o ano passado, após ter tido durante anos esta valiosa obra em sua casa sem conhecer o valor real da mesma.
Segundo a leiloeira, esta obra, que irá ser exibida em Londres antes de ir a leilão em Nova York, foi pintada pela artista "quando começou a ser considerada uma verdadeira pintora" e sua carreira começou a ter projecção após a exposição em Milão.
Na mesma exposição, além deste trabalho, outras obras vanguardistas da autora foram reveladas, entre elas Le Modèle e o Retrato la Duchesse de la Salle, consideradas as mais relevantes da sua carreira e que foram vendidas pela Sotheby, em Maio de 2009.