Quadro com 474 anos,de Girolamo de Romani, roubado por nazis foi devolvido

O quadro vai agora voltar para a Europa e em Junho vai a leilão (Reuters)
 Uma pintura com 474 anos de Girolamo de Romani, roubada e vendida pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial, foi devolvida na quarta-feira aos herdeiros do antigo proprietário, um judeu italiano a viver em Paris.
Há cerca de 15 anos que os herdeiros de Frederico Gentili di Giuseppe, a quem uma colecção de 70 obras de arte foi roubada durante a invasão nazi da França, lutam por reaver as obras do avô, sabendo que algumas delas estão perdidas. O quadro, agora devolvido, “Christ Carrying the Cross Dragged By A Rascal” do pintor italiano renascentista Girolamo de Romani, estava emprestado ao Museu de Tallahassee, na Florida, EUA, e foi confiscado em Novembro pelas autoridades norte-americanas.
Federico Gentili di Giuseppe terá comprado a obra, pintada por volta de 1538, num leilão em Paris em 1914. Apaixonado por arte, o judeu, que morreu semanas antes da invasão nazi em França em 1940, teria em sua casa uma colecção de 70 obras, roubada então à família pelos nazis. Um ano depois, segundo os registos dos tribunais, as peças foram vendidas pelo governo de Vichy. Em 1998 a pintura de Girolamo de Romani foi comprada pela Pinacoteca di Brera, em Milão, instituição responsável pelo empréstimo ao museu norte-americano.
“Graças aos esforços de todos os envolvidos, estamos agora a corrigir uma injustiça perpetrada há mais de 70 anos”, disse aos jornalistas Susan McCormick, agente do departamento de segurança interna dos EUA, citada pela BBC. “Setenta anos é muito tempo mas mostra que nunca é tarde para emendar o mal que foi feito”, atestou a norte-americana.
Para os netos de Giuseppe, que há uns anos viram o Museu do Louvre, em Paris, devolver-lhes cinco pinturas da colecção roubada, o desfecho de mais um caso é o reconhecimento justo e uma homenagem ao avô. No mesmo dia em que ouviram a decisão do tribunal, os herdeiros anunciaram que a obra irá ser leiloada em Junho. “Se fosse um bolo seria relativamente simples de cortar e dividir por seis. Uma pintura é mais difícil”, explicou o herdeiro Lionel Salem à Reuters, acrescentando que a Christie’s ficará responsável por levar a peça à praça, estimando-se que atinja os 3,5 milhões de dólares (2,6 milhões de euros).

A pintura é apenas uma das milhares de obras roubadas na Europa às famílias judias pelos nazis. Desde 2007, o departamento de segurança interna dos EUA já repatriou cerca de 2500 obras de arte e antiguidades para 23 países. Nos últimos anos têm aumentado os casos de sucesso de famílias que lutam por recuperar algumas destas obras roubadas.

Em Março o Museu Histórico de Berlim foi obrigado pelo tribunal a devolver uma colecção de milhares de posters antigos, que tinham sido roubados pelos nazis em 1938 a um judeu.
No final de 2010, foi também criada uma base de dados online, com cerca de 20 mil obras de arte roubadas durante a Segunda Guerra Mundial. O projecto é uma iniciativa da organização de apoio aos judeus vítimas da perseguição nazi Claims Conference, em conjunto com o United States Holocaust Memorial Museum, um museu americano em memória das vítimas.
Apesar de não se saber exactamente quantos objectos foram roubados e quantos podem ainda estar desaparecidos, a Claims Conference diz que foram apreendidas cerca de 650 mil peças de arte e que milhares continuam perdidas.