Recuperada obra de Cézanne roubada em Zurique | M8

A obra de Cézanne, “Jeune garçon au gilet rogue" está agora a ser analisada por especialistas
A polícia da Sérvia anunciou nesta quinta-feira que recuperou um quadro que, a ser confirmado pelos especialistas, será uma obra do mestre impressionista Paul Cézanne e que foi roubada em Zurique em 2008. O quadro, “Jeune garçon au gilet rouge” (1888-89), está avaliado em 109 milhões de dólares (82,8 milhões de euros).
A obra foi recuperada depois de uma grande operação policial em Belgrado contra o crime organizado, avançou a rádio sérvia B92. À Reuters, a polícia explicou que especialistas sérvios e estrangeiros estão a analisar a pintura “de forma a perceber se é mesmo a original”. Caso se confirme a autenticidade, segundo as autoridades, “a pintura vale dezenas de milhões” de euros. Na operação foram detidos três suspeitos relacionados com o caso.
A obra em questão tinha sido roubada em 2008 de um museu de Zurique, na Suíça, juntamente com outros quadros de Degas, Van Gogh e Monet. O roubo aconteceu durante o dia e terá sido cometido por um grupo de homens armados. Foi considerado uma dos maiores roubos de obras de arte dos últimos 20 anos.
Dois dos quadros roubados, um de Claude Monet e outro de Vincent Van Gogh, foram recuperados pela polícia dias depois do assalto. As obras tinham sido deixadas num carro. No entanto, os outros dois quadros – este de Cézanne e um de Edgar Degas – têm estado desaparecidos desde então. Sobre a pintura de Degas, “Place de la Concorde” (1875), avaliada em cerca de oito milhões de euros, nunca mais se soube nada.
Esta operação policial, que contou também com o apoio das autoridades suíças, acontece cerca de seis meses depois de dois quadros de Pablo Picasso terem sido encontrados também em Belgrado: “Tête de Cheval” (1962) e “Verre et Pichet” (1944), que também tinham sido roubados na Suíça em 2008, apenas duas semanas antes do grande assalto