CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA 2012 | Laurie Anderson apresenta "Dirtday!" em Guimarães


Laurie Anderson
Laurie Anderson, uma das músicas e performers mais originais dos Estados Unidos, começa a sua digressão europeia com a apresentação de "Dirtday!", em Guimarães - Capital Europeia da Cultura. Lembro-me de ver Laurie Anderson há muitos anos no Teatro São Luiz e ficar á espera dela e dos seus músicos para autografarem o meu novo CD "New York". É uma recordação muito boa que guardo na memória...
Em "Dirtday!", Laurie Anderson discorre sobre a política, as teorias da evolução, a família e a História, com palavras e canções. Música, performance e artes visuais são a base, num espetáculo multimédia que fecha uma trilogia, que teve em "Hapiness" e "The End of the moon" os episódios anteriores.
A nova-iorquina vai ainda actuar em Coimbra, no Teatro Gil Vicente (na quarta-feira), em Aveiro, no Teatro Aveirense (quinta-feira), em Torres Vedras, no cineteatro local (sexta-feira) e em Torres Novas, no Teatro Virgínia (no sábado).
"Ela acaba por ser uma conjugação de diferentes artes, a música, a força da palavra e também a presença da imagem, e é na conjugação de factores que acaba por ser bastante impactaste a sua obra", declarou à agência Lusa Rui Torrinha, o coordenador do programa Polifonias, em que se insere a actuação de Laurie Anderson.
É de esperar "um espectáculo multimédia com música, voz, projecções de imagens, focado nos mesmos problemas tão contemporâneos e tão queridos dela, que questiona as políticas do mundo, com uma grande vontade de intervenção e uma mensagem política"

                                            Peter Gabriel e Laurie Anderson - Excellent Birds