Exposição de Picasso em Hong Kong

Um dos quadros que Picasso pintou com Dora MaarFotografia © Dylan Martinez/ Reuters
Um total de 55 obras de Pablo Picasso vão ser exibidas no Hong Kong Heritage Museum a partir de 19 de maio, naquela que será a maior exposição do artista espanhol na região administrativa especial chinesa.



As obras, que ficarão patentes ao público até 22 de julho, fazem parte da coleção do Museu Nacional Picasso, de Paris, e atravessam as várias fases carreira do pintor - Azul, Rosa, Primitiva e Cubista - até aos períodos neoclássico e expressionista.



Entre as 55 obras avaliadas em 656 milhões de euros (6,7 mil milhões de dólares de Hong Kong) estão os quadros "Retrato de Dora Maar", amante e musa do pintor, e "Mulher nua em poltrona vermelha".



A mostra inclui ainda uma série de fotografias e documentários às quais a organização antecipa uma elevada adesão tendo por isso decidido estender o horário de abertura ao público e introduzir sessões de visionamento de duas a três horas com capacidade para até 1.500 visitantes por sessão.



Promovida pelo consulado francês em Hong Kong e Macau e pelo governo local, a exposição está integrada nos eventos que assinalam o 15.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEK), na sequência da transferência do exercício de soberania do Reino Unido para a China, e o 20.º aniversário do festival de artes francês "Le French May".