![]() |
Um dos quadros que Picasso pintou com Dora MaarFotografia © Dylan Martinez/ Reuters
|
As obras, que ficarão patentes ao público até 22 de julho, fazem parte da coleção do Museu Nacional Picasso, de Paris, e atravessam as várias fases carreira do pintor - Azul, Rosa, Primitiva e Cubista - até aos períodos neoclássico e expressionista.
Entre as 55 obras avaliadas em 656 milhões de euros (6,7 mil milhões de dólares de Hong Kong) estão os quadros "Retrato de Dora Maar", amante e musa do pintor, e "Mulher nua em poltrona vermelha".
A mostra inclui ainda uma série de fotografias e documentários às quais a organização antecipa uma elevada adesão tendo por isso decidido estender o horário de abertura ao público e introduzir sessões de visionamento de duas a três horas com capacidade para até 1.500 visitantes por sessão.
Promovida pelo consulado francês em Hong Kong e Macau e pelo governo local, a exposição está integrada nos eventos que assinalam o 15.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEK), na sequência da transferência do exercício de soberania do Reino Unido para a China, e o 20.º aniversário do festival de artes francês "Le French May".