Festas de Lisboa vão homenagear Bernardo Sassetti


Os 80 anos das marchas populares serão um dos pontos altos
As Festas de Lisboa vão ser dedicadas ao pianista e compositor Bernardo Sassetti, que morreu na semana passada, e que iria dar um concerto na edição deste ano. O fado e a celebração dos 80 anos das marchas populares são dois dos eixos centrais da programação das festas, que decorrem durante o próximo mês de Junho, anunciou nesta segunda-feira a empresa municipal EGEAC.


 programação das “Festas de Lisboa 2012”, apresentada pelo presidente do conselho de administração da EGEAC - Empresa Municipal de Gestão dos Equipamentos Culturais da capital, Miguel Honrado, vai estar centrada em “seis eixos fundamentais: o concerto de abertura, a festa do fado, os 80 anos das marchas populares, os arraiais, o concerto de encerramento e a comemoração do Dia de Portugal no Terreiro do Paço”. 



Numa edição que “não teria sido possível” sem o investimento dos patrocinadores - “que cobre totalmente o investimento de cerca de 925 mil de euros” nas festas, conforme adiantou Miguel Honrado -, as festas da cidade têm início com um espectáculo de rua na noite de 31 de Maio para 1 de Junho, na zona do Rossio e dos Restauradores. 

Durante a “Festa do Fado”, que este ano ganha novo relevo devido à nomeação da canção enquanto património da humanidade, salientou o presidente da EGEAC, vai ser possível assistir a um ciclo de cinema sobre fado e a “uma mostra da nova geração de guitarristas” no evento “Sábado, Meia-noite, uma guitarra”, além dos habituais concertos no Castelo de São Jorge.