![]() |
Pablo Picasso (1881-1973) |
O pintor espanhol, escultor
e artista gráfico Pablo Picasso (1881-1973) foi um dos artistas mais
prodigiosos e revolutionarys na história da pintura ocidental. Como a
figura central no desenvolvimento do cubismo, ele estabeleceu a base para a
arte abstracta.
Pablo Picasso nasceu Pablo
Blasco em 25 de Outubro de 1881, em Málaga, Espanha, onde seu pai, José Ruiz
Blasco, era professor na Escola de Artes e Ofícios. Em 1891 a família mudou-se
para La Coruña, onde, com a idade de 14 anos, Picasso começou a estudar na
Escola de Belas Artes. Sob a orientação académica de seu pai, ele
desenvolveu o seu talento artístico a um ritmo extraordinário.
Quando a família se mudou
para Barcelona em 1896, Picasso facilmente ganhou entrada para a Escola de
Belas Artes. Um ano depois, foi admitido como um aluno avançado na
Academia Real de San Fernando em Madrid, ele demonstrou sua notável capacidade
de completar num dia, um exame de admissão. Mas para Picasso a atmosfera na
academia era sufocante. Voltou para Barcelona, onde começou a estudar arte histórica e
contemporânea por conta própria. Naquela época Barcelona era o centro cultural
mais importante em Espanha e Picasso rapidamente se juntou ao grupo de poetas,
pintores e escritores que se reuniram no famoso café Quatre Gats.
Em 1900, Picasso fez sua
primeira visita a Paris, permanecendo por três meses. Em 1901, ele fez uma
segunda viagem a Paris, e Ambroise Vollard conseguiu organizar a sua exposição
individual em primeiro lugar. Embora o acontecimento não foi bem sucedido
financeiramente, fez despertar o interesse do escritor Max Jacob, que
posteriormente se tornou um dos melhores amigos de Picasso e apoiantes. Nos
próximos três anos Picasso ficou alternadamente em Paris e Barcelona.
Primeiros
trabalhos
Na virada do século Paris
era o centro do mundo da arte internacional. Na pintura que tinha gerado
mestres como Georges Seurat, Claude Monet, Paul Cézanne, Vincent Van Gogh, e
Henri de Toulouse-Lautrec. Cada um destes artistas tinha praticado
avançados, estilos radicais. Apesar das óbvias diferenças estilísticas,
seu denominador comum consistia em testar os limites da representação
tradicional. Enquanto suas obras mantinham certas ligações com o mundo
visível, elas apresentaram uma tendência em direcção à planicidade e abstracção.
Picasso surgiu dentro desta
situação complicada e incertaza artística em 1904, quando ele montou um estúdio
permanente num antigo prédio chamado do Bateau Lavoir. Nele produziu
algumas de suas obras mais revolucionárias, e o estúdio tornou-se um local de
encontro para artistas de vanguarda, escritores e patronos. O grupo
incluía o pintor Juan Gris, o escritor Guillaume Apollinaire, e os coleccionadores
americanos Leo e Gertrude Stein.
Primeiros trabalhos de
Picasso revelam um padrão criativo que persistiu ao longo de sua longa
carreira. Entre 1900 e 1906 ele trabalhou em quase todos os estilos
importantes da pintura contemporânea, do impressionismo ao Art Nouveau. Ao
fazer isso, seu trabalho mudou com uma rapidez sem precedentes, revelando um
espectro de sentimentos que parecem estar além dos limites de um ser humano. Em
si, esta conquista foi uma marca do génio de Picasso.
O Moulin de la
Galette (1900), o primeiro quadro de Picasso executado em Paris, apresenta
uma cena de café sociedade urbana. Com suas cores nítidas e acre, figuras
angulares, o trabalho emana uma aura sinistra, desconfortável. A crueza de
sua sensibilidade, embora não seja o seu estilo superficial, é característica
de muitos de seus primeiros trabalhos.
Períodos Azul e Rosa
Os anos entre 1901 e 1904
eram conhecidos como período azul de Picasso, durante o qual quase todas as
suas obras foram executadas em tons sombrios de azul e continham figuras
magras, abatidas, e introspectivas. O tom penetrante das imagens é uma
depressão, sua cor é um símbolo de sofrimento pessoal do artista durante os
primeiros anos dos anos de século, quando, ocasionalmente, queimados os seus
próprios desenhos para manter o calor e também do sofrimento que presenciou em
sua sociedade.
Dois exemplos notáveis deste período são a Old Guitarist (1903)
e
Vida (1903).
No segundo semestre de 1904
o estilo de Picasso apresentaram uma nova direcção. Durante cerca de um
ano ele trabalhou numa série de fotos que mostram arlequins, acrobatas e outros
artistas de circo. O exemplo mais célebre é a Família de Saltimbanques (1905).
Em termos de espaço,a obra
de Picasso entre 1900 e 1905 foi, em geral plana, enfatizando o carácter
bidimensional da superfície da pintura. No final de 1905, no entanto, tornou-se
cada vez mais interessado no volume pictórico. Esse interesse parece ter
sido estimulada pelas pinturas tardias de Cézanne, 10 dos quais foram mostrados
em 1905 o Salon d'Automne.
Em Picasso Menino Conduzindo um Cavalo (1905)
e Mulher com Pães (1906), os valores são vigorosamente modeladas,
dando uma forte impressão de seu peso e tridimensionalidade. O mesmo interesse
permeia o famoso retrato de Gertrude Stein (1906),
particularmente no corpo maciço da figura. Mas o rosto da babá revela
ainda um outro novo interesse: sua abstração máscara-como foi inspirado por
Ibérica escultura, uma exposição de Picasso que tinha visto no Museu do Louvre,
na primavera de 1906. Essa influência alcançou sua expressão máxima de um
ano mais tarde, numa das imagens mais revolucionários de toda a carreira de
Picasso, Les Demoiselles d'Avignon(1907).
Picasso
eo cubismo
Les Demoiselles d'Avignon é
geralmente considerado como a primeira pintura cubista. Sob a influência
de Cézanne, a escultura ibérica, e Africano escultura (que Picasso viu pela
primeira vez em Paris em 1907), o artista lançou um estilo pictórico mais
radical do que qualquer coisa que ele tinha produzido até aquela data. As
figuras humanas e seu espaço circundante são reduzidos a uma série de amplas e
planos de intersecção que se alinham com a superfície do quadro e implica uma
visão múltipla dissecados do mundo visível. Os rostos das figuras são
vistas simultaneamente a partir de posições frontais e de perfil, e seus corpos
são também obrigados a apresentar a nova linguagem e radicalmente abstracta de
Picasso pictórica.
Paradoxalmente, Les
Demoiselles d'Avignon não foi exibido em público até 1937. Muito
possivelmente, a imagem era tão problemática para Picasso assim como foi para
seu círculo de amigos e colegas artistas, que ficaram chocados quando viram ele
no seu estúdio Bateau Lavoir. Mesmo Georges Braque, que em 1908 tornou-se
colega mais próximo de Picasso. Num primeiro momento disse que "a pintar
de tal forma foi tão ruim quanto beber gasolina, na esperança de cuspir
fogo." No entanto, Picasso foi implacavelmente perseguido e sofreu as
implicações da sua própria invenção revolucionária. Entre 1907 e 1911, ele
continuou a dissecar o mundo visível em aspectos cada vez mais pequenos aviões
monocromáticas de espaço. Ao fazer isso, as suas obras tornaram-se mais e
mais abstractas, ou seja, a representação gradualmente desapareceu do meio da
pintura, que correspondentemente se tornou um fim em si mesmo, pela primeira
vez na história da arte ocidental.
A evolução deste processo é
evidente em todo o trabalho de Picasso entre 1907 e 1911. Alguns dos
exemplos mais notáveis são prato de fruto (1909), Retrato
de Ambroise Vollard (1910) e Ma Jolie (também
conhecida como Mulher com uma guitarra, 1911-1912).
Colagens
cubistas
Sobre 1911 Picasso e Braque começou a introduzir
letras e pedaços de jornais em suas pinturas cubistas, dando assim origem a um
meio inteiramente novo, a colagem cubista. Picasso primeiro, e
provavelmente o seu mais célebre colagem, é morta com Caning Presidente (1911-1912). A
composição oval combina uma análise cubista de um limão e um copo de vinho,
cartas do mundo da literatura, e um pedaço de oleado que imita uma sessão de
caning cadeira e, finalmente, que é moldado com um pedaço de corda real. Como
Alfred Barr escreveu (1946): "Aqui, então, em um quadro, Picasso faz
malabarismo com a realidade e abstracção em dois meios de comunicação e em
quatro níveis diferentes ou razões Se pararmos para pensar que é o mais"
real "nos encontramos passando de estética. a especulação metafísica. Pois
aqui o que parece mais real é a mais falsa e que parece distante da realidade quotidiana
é, talvez, o real mais uma vez, é uma imitação. "
Sintético
cubista Fase
Depois de suas experiências
no novo meio de colagem, Picasso voltou mais intensamente à pintura. Seu
trabalho entre 1912 e 1921 é geralmente considerado como a fase sintética do
desenvolvimento cubista. A obra-prima deste estilo são os Três
Músicos (1921). Neste quadro de Picasso usou as superfícies planas
de seu estilo anterior, a fim de reconstruir uma impressão do mundo visível. Os
aviões em si tornou-se mais amplo e simplificado, e eles exploraram cor a uma
extensão muito maior do que fez o trabalho de 1907-1911. Em sua riqueza de
sentimentos e equilíbrio dos elementos formais, os Três Músicos representa
uma expressão clássica do cubismo.
Conquistas
adicionais
A invenção do cubismo
representa a conquista mais importante de Picasso na história da arte do século
20. No entanto, suas actividades como artista não se limitaram a isso. Na primeira
década do século, ele envolveu-se tanto com escultura como na gravura, dois
meios de que ele continuou a praticar ao longo de sua longa carreira e em que
ele deu inúmeras contribuições importantes. Além disso, ele periodicamente
trabalhou em cerâmica e no ambiente do teatro: em 1917 ele projectou cenários
para o Satie Eric e Jean Cocteau balé Parade, em 1920, ele
esboçou um interior de teatro para Igor Stravinsky Pulcinella,e em
1924 ele projectou uma cortina para o desempenho de Le Train Bleu por
Jean Cocteau e Darius Milhaud. Em suma, o alcance das suas actividades
excedeu a de qualquer artista que trabalhou no período moderno.
Na pintura, nem o
desenvolvimento do cubismo define genialidade de Picasso. Em 1915, e novamente
no início de 1920, ele afastou-se da abstracção e produziu desenhos e pinturas
numa linguagem realista. Um dos mais famosos desses trabalhos é a Mulher
de Branco (1923). Pintado apenas dois anos após os três músicos,
a elegância tranquila e discreta desta obra demonstra a facilidade com que
Picasso poderia expressar-se em linguagens pictóricas que parecem à primeira
vista ser mutuamente exclusivos.
Ao final dos anos 20 e
início de 1930 o surrealismo eclipsou o cubismo como o estilo de vanguarda da
pintura europeia. Lançado por André Breton em Paris em 1924. O seu
trabalho durante esses anos revela muitas atitudes de simpatia para com a
sensibilidade surrealista. Por exemplo, em sua famosa Garota antes
de um Espelho (1932), ele empregou os aviões coloridos do cubismo
sintético para explorar a relação entre a imagem de uma mulher jovem e
auto-imagem como ela considera-se antes de um vidro convencional procurando. Como
as configurações de alternar entre a figura e a imagem no espelho, elas revelam
a complexidade das energias emocionais e psicológicas que prevalecem sobre o
lado mais sombrio da experiência humana.
Guernica
Outra das pinturas mais
famosas de Picasso de 1930 é Guernica (1937). Barr
descreveu a situação em que foi
concebido: "Em 28 de Abril de 1937, a cidade basca de Guernica foi destruída
por bombardeiros alemães. Picasso, já é um activo partidário da República
espanhola, entrou em acção quase que imediatamente. . Ele havia sido contratado
em Janeiro para pintar um mural para o Palácio do Governo espanhol na Feira
Mundial de Paris. Guernica é um monumento extraordinário na
história da arte moderna. Feito inteiramente em preto, branco e cinza, que
projecta uma imagem de dor, sofrimento e brutalidade que tem poucos paralelos
entre pinturas avançadas do século 20. Nenhum artista, excepto Picasso foi
capaz de aplicar de forma convincente a linguagem pictórica do cubismo a um
sujeito que nasce directamente da consciência social e política. Que ele
pudesse tão abertamente desafiar a tendência abstraccionista. É outra marca de
sua singularidade.
Após a Segunda Guerra Mundial
Picasso foi estabelecido como um dos grandes mestres da arte moderna. Mas nunca
parou seu trabalho. Na década de 1950 e 1960, dedicou suas energias a
outros velhos mestres, produzindo pinturas baseadas nas obras de Nicolas
Poussin e Velázquez. Para muitos críticos e historiadores estas obras
recentes não são tão ambiciosas quanto as produções anteriores de Picasso.
Embora Picasso tinha sido
exilado da sua nativa Espanha desde a vitória de 1939 do Generalíssimo
Francisco Franco, que deu 800-900 das suas primeiras obras para a cidade de
Barcelona. Por sua parte, os sentimentos de Franco sobre Picasso era
correspondido. Em 1963, amigo de Picasso Jaime Sabartès tinha dado 400 de
seus trabalhos de Picasso. Para visualizar estas obras, o Palácio Aguilar
foi rebaptizado de Museu Picasso. Mas por causa da antipatia de Franco
para Picasso, nunca o nome de Picasso apareceu no museu.
Picasso foi casado duas
vezes, primeiro a bailarina Olga Khoklova e depois com Jacqueline Roque. Picasso
manteve ocupado por toda sua vida e estava planeando uma exposição de 201 de suas
obras no Festival de Artes de Avignon, em França, quando ele morreu.
Picasso morreu villa colina
de Notre Dame de Vie em Mougins, França em 8 de Abril de 1973. Ele exibiu
um génio notável para a escultura, gráficos e cerâmica, bem como pintura. A
enorme variedade de sua realização, para não mencionar sua qualidade e
influência, fez dele um dos artistas mais célebres do período moderno.