O Caminho de Santiago | O que significa e como se deve preparar.



O que é o Caminho de Santiago?

Desde a descoberta do túmulo do Apostolo Santiago em Compostela, no século IX, o Caminho de Santiago tornou-se na mais importante rota de peregrinação da Europa Medieval. A passagem dos inúmeros peregrinos que, movidos pela sua fé, se dirigiam a Compostela de vários pontos da Europa, serviu como ponto de partida de todo o desenvolvimento artístico, social e económico que deixou os seus vestígios ao longo deste percurso. Mas o caminho não é um resto arqueológico de um esplêndido passado histórico, mas sim um caminho vivo, renovado, pela passagem de novos peregrinos, dos viajantes e dos turistas que revivem já em pleno Sec. XXI uma Historia que é património comum de todas as povoações da Europa.



Peregrinar a Santiago ao modo tradicional, não é só simplesmente estar em contacto com a natureza ou fazer desporto, é isto mas muito mais. È encontrar-se com as raízes religiosas e históricas da Europa, olhar a arquitectura com outros olhos, é renovar um caminho de transformação interior, é caminhar e viajar ao ritmo de outros séculos, é…peregrinar.



Pode-se dizer que o Caminho de Santiago é um símbolo. É uma rota de fé, uma rota de arte e cultura, uma rota ecológica e humana: um encontro com a transcendência; a procura de si mesmo, uma peregrinação ao misterioso morrer e renascer. É uma aventura física e sobretudo espiritual.

Conselhos práticos para percorrer o Caminho a pé

Para mim a peregrinação a pé a Santiago de Compostela foi uma das experiencias mais gratificantes da minha vida. Já fiz caminhadas durante os meus tempos de escuteiro, percorri a Europa á boleia 2 vezes, fiz 4 inter-rails, depois de adulto todos os meses de verão visitava com a família um país ou uma região do norte da Europa… mas esta caminhada foi ao mesmo tempo um desafio físico e mental…

É um desafio que se deve preparar muito bem.

Antes de mais nada, é necessário ambientar-se com o tema… lendo livros sobre a historia de São Tiago, sobra a Historia do Caminho e sobre a Peregrinação.



O Peregrino vai aperceber-se que faz parte de um elo da grande cadeia de peregrinos que lhe precederam e que de algum modo lhe preparou o percurso que está a fazer.

Lembro-me que só quando visitei a Catedral de León dei conta do numero de peregrinos que estão a fazer o caminho ao mesmo tempo que eu. Falei com um italiano que estava a carimbar a Credencial na Catedral, que vinha de Itália… cá fora na praça, uma imensidão de peregrinos descansavam, para recuperar as forças para o dia seguinte.

Eu comecei a interessar-me pela Peregrinação há 11 anos atrás, quando um amigo (Paulo Perre Viana) me falou da caminhada. Dizia-me que regressou com o mesmo BI e o mesmo nome, mas na realidade ele já não era a mesma pessoa que tinha partido…

Comecei desde então a interessar-me por este tema, até então completamente desconhecido. Comecei a ler e a documentar-me e a pouco e pouco fui preparando o Caminho na minha mente. Os filhos entretanto ficaram como prioridade e adiei, adiei, até ao dia 12 de Agosto de 2010.

Existe uma variedade ampla de documentação sobre os Caminhos de Santiago, quando chegamos a León verificamos que as compras de livros foram mínimas, são várias dezenas de autores a falar do tema e ainda por cima, no Turismo oferecem gratuitamente alguns livros.

Deve fazer um plano prévio antes de iniciar a caminhada. O normal é percorrermos 25 a 30 kilometros por dia. Comece por traçar etapas curtas e depois vá aumentando a distancia. É importante ouvir o seu corpo, ouça o que ele lhe diz. Quando chega ao destino de cada etapa a entrada nos albergues ou abrigos é básica, estes lugares estão reservados aos peregrinos. O lema da maior parte deles é: dê o que puder, tire o que precisar. O normal, na maior parte das vezes é dar 5 a 8  euros pela estadia.

A preparação do equipamento

A mochila será a vossa companheira de caminho durante muitas horas, por isso deve ser cómoda e leve, anatómica, com correias de aperto na cintura, no peito e com bolsas laterais e superiores. Não se esqueça que o peso é o grande problema do caminheiro. O peso suplementar fez mossa durante 6 horas de caminho, acreditem…não transportem na mochila mais de 10% do peso do teu corpo. Coloca os objectos mais pesados no fundo da mochila. Nos dias nebulados, coloca a capa da chuva no saco superior da mochila, deste modo, é mais rápido retirares a protecção quando começa a chover rapidamente.


O saco-cama deve ser adequado á estação. No verão escolhe um saco mais fresco e no inverno um mais grosso, mas sem ser para regiões polares, próprios para montanhas com neve. Não esqueças de levar a esteira ou esponja para evitar o contacto com o chão húmido.

O calçado é outro dos elementos importantíssimos. Procura levar mais um umas botas adequadas. Lembra-te que vais passar em sítios com pedra, lama, terra mole que fica presa nos rastos das botas, enfim pensas em todas as variáveis…em relação ás bolhas nos pés, eu levei para a caminhada um spray, agulha e linha para furar as bolhas, desodorizante para os pés, uma caixa de pensos para calosidades, protecção solar 50, um chapéu tipo panamá e um cantil para água. 

Em relação á roupa, deves levar pouca, dois conjuntos de cada peça, uma camisola e uma capa para a chuva. Um saco com um pouco de detergente para a roupa, um bastão ou vara de caminhante, leva um pouco de comida, fruta, frutos secos, chocolate. Leva o teu cartão de assistência de saúde, eu esqueci-me do meu e espero que não tenha necessidade de ir a um hospital. Aconselho levar o cartão multibanco e pouco dinheiro. Um pequeno bloco A5 para apontamentos, não esqueças de carimbar a Credencial em cada abrigo que pernoitares. Lembra-te que se fizeres só 100 km terás que carimbar duas vezes por dia a Credencial. Não esquecer que todo o percurso está assinalado com setas amarelas e marcos de pedra, evite as horas de maior calor, sai pela manhã (6horas). Antes de sair enche o cantil, coloca a pomada nos pés, o protector solar na cara, braços, come uma coisa leve e faz alongamentos. Se encontrares alguns albergues sem condições, agradece na mesma, lembra-te que nos caminhos das montanhas as pessoas estão ali para te ajudar muitas vezes  sem nada querer em troca, é esquisito não é, mas é mesmo verdade. Nos albergues, antes de saíres, procura deixar tudo limpo. Quando caminhares ao longo da estrada, tem atenção ao automóveis… se precisares de mais informações contacta-me para o meu Email:  ag@epci.online.pt