Roy Lichtenstein | Blam | M10

Blam. - 1962, Pintura a Oleo na tela, 203.2 x 172.7

O artista pintou Blam usando a técnica de pontos benday, esta técnica era muito popular na produção de bandas desenhadas entre 1950 e 1960.
Blam é uma pintura monumental que mostra um avião a ser abatido no meio da guerra. O avião aparece virado ao contrário devido ao impacto do míssil. As letras do titulo da obra aparecem em negrito de cor vermelha, no meio do amarelo, preto e vermelho da explosão.
A palavra "Blam" juntamente com a leitura da explosão, realça e tenta fortificar o som e a força do ataque. A sombra do piloto a saltar do cockpit, deixa o espectador num suspense em relação à sobrevivência do piloto.
A criação da pintura foi baseada nas bandas desenhadas sobre guerra em 1962, mais especificamente "All American Men of War" (edição nº89, por Russ Heath).  



Roy Lichtenstein (27-10-1923 / 29-9-1997 ; Nova Iorque)

Roy Lichtenstein interrompeu os seus estudos de Arte em consequência da Segunda Guerra Mundial. Lichtenstein ganhou a vida como desenhador, decorador de vitrines e professor de Arte. Em 1956 realizou a litografia de uma nota de dólar que se tornou o protótipo da obra da Pop Art. Influenciado por Jim Dine, Claes Oldenburg e George Segal, desenvolveu nos anos 60 a imagem que o tornou conhecido: motivos da publicidade e da sociedade de consumo, fazendo uma crítica irónica ao capitalismo. Um dos seus temas preferidos foi a guerra, banalizada em sua obra. Imitando o trabalho colectivo do cartum, Lichtenstein usou a história em quadrinhos e o texto, simplificou os contornos e escolheu para as superfícies azul, vermelho e amarelo. Suas criações mais importantes desse período são Takka, Takka (1962), Whaam (1963), a série Quando Abri Fogo (1964), O Beijo (1963) e M-maybe (1965). Na década de 70, recriou motivos e estilos inspirados na história da arte para forçar uma nova perspectiva. Um dos grandes clássicos da arte pop, foram dedicadas a ele muitas retrospectivas, como a do Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1987, e a da Schirn-Kunsthalle de Frankfurt, na Alemanha.