Camille Pissarro e “Mulher Estendendo a Roupa” | M8



O único expoente do movimento impressionista que tomou parte em todas as exposições organizadas pelo grupo foi Camille Pissarro, pintor sensível, capaz de captar as novidades propostas pelos artistas mais jovens e de aproximar-se de personalidades complexas como Paul Cézanne e Paul Gauguin. Foi sua a ideia de convidar Seurat e Signac para a exposição impressionista de 1886, um decisão que suscitará algumas perplexidades nos outros membros. 


Pissarro, nascido em 1830, foi realmente dos poucos da sua geração a compreender e a aceitar o estilo pontilhista. Esta pequena mas valiosíssima tela testemunha, assim, a adesão pessoal do artista à nova linguagem. Embora as atmosferas e o tema sejam ainda de matriz impressionista, o estilo mudou radicalmente. 


Pissarro procede por breves toques de cor pura, sobrepondo-as segundo leis ópticas precisas, como Georges Seurat, bastante mais novo, preconizava na época. Exemplar é a utilização estudadíssima das cores complementares: às vírgulas amarelo-escuras dos cabelos das duas figuras juntam-se pequenas pinceladas violáceas, nos verdes fios da erva escondem-se outros tantos pontos vermelhos, e assim por diante, procedendo por justaposições cromáticas cientificamente estudadas.


Jacob Abraham Camille Pissarro (Charlotte Amalie, na ilha de São Tomás nas Índias Ocidentais Dinamarquesas, hoje Ilhas Virgens Americanas, 10 de Julho de 1830  Paris, 13 de Novembro de 1903) foi um pintor francês, co-fundador do impressionismo, e o único que participou nas oito exposições do grupo (1874-1886)