Mulher a passar a ferro de Pablo Picasso datado de 1904.
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Já se sabia desde 1989 que Mulher
a passar a ferro, de Pablo Picasso, escondia uma figura enigmática, um
outro retrato escondido (representado de forma invertida) sobre a pintura.
Depois de restaurar a obra de Picasso, o museu Guggenheim de Nova Iorque
conseguiu agora obter a imagem nítida de um homem com bigode sob a famosa
imagem de uma mulher a passar a ferro no início do século XX. Aos 22 anos,
Pablo Picasso pintou Mulher a passar a ferro, uma mulher magra
curvada sobre uma tábua de engomar e que os peritos incluem no chamado período
azul do artista, que a terá terminado em 1904. A trabalhar no início do século
XX em Paris, sem muito dinheiro, o pintor tinha o hábito de reutilizar telas.
Assim, Picasso terá começado por executar o retrato do homem com bigode e,
depois de abandonar a ideia, usou a mesma tela paraMulher a passar a ferro.
Em 1989, a presença da
figura masculina foi detectada pela primeira vez por câmaras de
infra-vermelhos. A imagem, apesar de esbatida, foi suficiente para alimentar a
dúvida sobre a identidade do homem e sobre se o pintor espanhol seria de facto
o autor do retrato. Mas só agora é que o Guggenheim de Nova Iorque, que alberga
a obra desde 1978, teve verbas, através de uma bolsa do Projecto para a
Conservação de Arte do Bank of America, para proceder ao seu restauro. E assim,
pela primeira vez, foi possível ver os olhos do homem anónimo, assim como o seu
cabelo e um lenço vermelho em volta do pescoço. De acordo com John Delaney, da
Galeria Nacional de Arte em Washington, é possível aferir que Picasso teve
dificuldade em desenhar um dos olhos, tentando reproduzi-los em duas posições
diferentes.