Guggenheim revela finalmente o retrato escondido num Picasso | M9

Mulher a passar a ferro de Pablo Picasso datado de 1904. 

Já se sabia desde 1989 que Mulher a passar a ferro, de Pablo Picasso, escondia uma figura enigmática, um outro retrato escondido (representado de forma invertida) sobre a pintura. Depois de restaurar a obra de Picasso, o museu Guggenheim de Nova Iorque conseguiu agora obter a imagem nítida de um homem com bigode sob a famosa imagem de uma mulher a passar a ferro no início do século XX. Aos 22 anos, Pablo Picasso pintou Mulher a passar a ferro, uma mulher magra curvada sobre uma tábua de engomar e que os peritos incluem no chamado período azul do artista, que a terá terminado em 1904. A trabalhar no início do século XX em Paris, sem muito dinheiro, o pintor tinha o hábito de reutilizar telas. Assim, Picasso terá começado por executar o retrato do homem com bigode e, depois de abandonar a ideia, usou a mesma tela paraMulher a passar a ferro.
Em 1989, a presença da figura masculina foi detectada pela primeira vez por câmaras de infra-vermelhos. A imagem, apesar de esbatida, foi suficiente para alimentar a dúvida sobre a identidade do homem e sobre se o pintor espanhol seria de facto o autor do retrato. Mas só agora é que o Guggenheim de Nova Iorque, que alberga a obra desde 1978, teve verbas, através de uma bolsa do Projecto para a Conservação de Arte do Bank of America, para proceder ao seu restauro. E assim, pela primeira vez, foi possível ver os olhos do homem anónimo, assim como o seu cabelo e um lenço vermelho em volta do pescoço. De acordo com John Delaney, da Galeria Nacional de Arte em Washington, é possível aferir que Picasso teve dificuldade em desenhar um dos olhos, tentando reproduzi-los em duas posições diferentes.