O romantismo no Museu de Orsay


Segunda-feira 4 de março, 2013, 14:10
Fantasmas, bruxas e vampiros invadem o museu de Orsay para uma exposição sobre o "romantismo dark" de Goya Max Ernst, que ignorou a razão e explora a representação das forças das trevas da crueldade, inconsciente e mal.
"O anjo do estranho" em conjunto a partir de terça-feira até 09 de junho e cerca de 200 obras desde o final do século XVIII ao início do século XX. Ele também apresenta trechos de filmes de diretores que foram inspirados por essa corrente como Buñuel, Murnau e Fritz Lang.


As fontes do rio, o suíço Johann Heinrich Füssli (1741-1825) estabeleceu-se em Inglaterra. Sua pintura "The Nightmare" (1781), que mostra uma mulher jovem abandonou seus sonhos, rodeado de demônio e um escândalo cavalo lascivo
O "romantismo dark" foi concebido em 1930 pelo historiador de arte italiano Mario Praz para descrever um movimento literário e artístico revelando o lado obscuro e irracional está oculto sob o aparente triunfo de iluminação.
"O romantismo escuro não se limita a um período ou um estilo", disse Fabre Como curador, no Musée d'Orsay curador. "Esta é uma escola de pensamento que nasceu na agitação revolucionária no final do século XVIII na Europa, que floresceu no início do século XIX e teve um ressurgimento com o simbolismo do final do século XIX eo surrealismo ano 1920/1930. " Daí o espectro cronológico gama de esta exposição, concebida e já apresentada no Museu Städel, em Frankfurt.

No final do século XIX surgem outras figuras, como a Medusa, a Esfinge ou os vampiros que inspiraram o norueguês Edvard Munch.
As fontes do rio, o suíço Johann Heinrich Füssli (1741-1825) estabeleceu-se em Inglaterra. Sua pintura "The Nightmare" (1781), que mostra uma mulher jovem abandonou seus sonhos, rodeado de demônio e um escândalo cavalo lascivo.
Em "La Folie Kate" Fuseli pintou os olhos de uma jovem viúva assombrada. O "Três bruxas" ponto de Macbeth um acusando dedo.
Com a sua "grande dragão vermelho" (1803), o visionário William Blake imaginar uma criatura que parece ter alimentado os designers do século XX de "Fantasia Heróica" (fantasia medieval).
"Rio Subterrâneo"
Simultaneamente na Espanha, Francisco Goya (1746-1828) criou um "vôo de bruxas". Cenas de canibalismo fascina o pintor assombrado pela loucura dos homens. "A Jangada da Medusa" (1818), de Theodore Géricault, cuja exposição mostra um esboço também evoca este ato contra a natureza.
Representar a violência pode ser uma maneira de ser notado: o Salon de 1850, o jovem pintor francês William Bouguereau, mais como acadêmico evoca "Dante e Virgílio no Inferno" uma cena terrível, onde dois se abraçam em um maldito luta incansável.

No final do século XIX surgem outras figuras, como a Medusa, a Esfinge ou os vampiros que inspiraram o norueguês Edvard Munch.
Simbolista Gustave Moreau como explorar os territórios da imaginação, sonhos. A mulher torna-se fatal, sensual e venenoso.
O espírito do Marquês de Sade respiração obras diversas na exposição. O museu lançou suas reservas ousadia fotografias de Charles-François Jeandel (1890), mostrando uma mulher nua amarrada.
Um pouco mais adiante, no lado alemão, um cavaleiro sem cabeça fugiu a cavalo ... Um trabalho de 1873 o suíço Arnold Böcklin. "É como no filme oca sonolento + + Tim Burton," o presidente goza do Musée d'Orsay Guy Cogeval, que convidou o diretor americano para descobrir a exposição.
"O cinema é o meio que, certamente, no século XX, o mais utilizado gótico temas", disse à AFP M. Cogeval.


Um visitante para as mesas "Loucura Kate" (g) e "três bruxas", Johann Heinrich Füssli, o Musée d'Orsay, na exposição "O anjo do bizarro" (Lionel Bonaventure Foto / afp . com)
O romantismo escuro recuperando depois da guerra de 1914-1918. Os surrealistas como Salvador Dali, René Magritte e Max Ernst contar com o inconsciente e os sonhos para a sua criação.
A exposição traz à luz este "rio subterrâneo" de romantismo escuro, o que poderia ser "desprezado-los, porque ele se agarrou mais sobre essa forma," Como disse Fabre.
Ele deve ser capaz de seduzir um público jovem, que vai achar que filmes de fantasia, romances e jogos de vídeo têm feito seu mel neste universo.


Estação de comboios  (gare d'Orsay) em Paris