Depois do Império romano | M3



A globalização é o processo de criar um espaço económico comum que leva a uma integração crescente da economia mundial através da movimentação cada vez mais livre de bens, capitais e mão-de-obra. Mas já havia globalização nos antigos impérios.
O declínio destes foi seguido de distúrbio internos e da desintegração dos espaços económicos alargados que eles tinham criado.
Assim o Império Romano tinha trazido, através da sua pax, uma prosperidade sem precedentes aos habitantes do litoral mediterrânico durante quase um milénio. Com o fim do império romano, com a subsequente desordem e destruição do espaço económico imperial levaram a uma queda acentuada dos padrões de vida da população.
Se uma família de camponeses na Gália, da Lusitânia ou da Britania tivesse  sido capaz de prever  a miséria e exploração que iria atingir  os seus netos  e os netos deles, e assim sucessivamente durante os 500 anos seguintes, teria  acorrido em auxilio do império. Mesmo depois disso os reinos que surgiram acabaram por durante 1000 anos viverem no meio do esterco, minados pela pobreza e exploração, quando comparados com Roma. Só no século XVI, em pleno renascimento, é que os europeus começaram a ter níveis de bem estar comparáveis com Roma, e só no século XVIII  é que passaram a ver a sua civilização como sua igual. Daí surge o nome Renascimento como o ressurgir da cultura greco romana.