Renascimento, conceitos | M5



O Renascimento foi o ressurgimento de muitas ideias da antiguidade. Esse movimento surgiu nas cidades italianas no século XIV e XVI. Teve grande ajuda dos Mecenas, que tinham dinheiro para financiar vários artistas a produzirem grandes obras. O renascimento foi o movimento que marcou a ruptura do feudalismo medieval com a Idade Moderna.
Os processos que levaram ao Renascimento
As cruzadas;
A usura da igreja
Abertura comercial do Mar Mediterrâneo;
O contacto com o Oriente;
O enriquecimento dos nobres.
Mecenas
O enriquecimento comercial dado pela reabertura do Mediterrâneo e outros factores acabou por favorecer as cidades italianas que por uma melhor localização, tomou a dianteira do comércio e com isso os Mecenas acabaram por investir em sábios, artistas e pintores.
Fases do Renascimento
Trecento;
Quattrocento;
Alta Renascença;
Cinquecento.
Trecento
É a preparação para o renascimento, é um fenómeno basicamente italiano. Foi marcado por mudanças nas letras e em artes plásticas. Busca amparada pela ciência por explicações racionais por fenómenos da natureza.
Quattrocento
O humanismo espalha-se por toda a Europa e faz com que alguns humanistas vasculhem a procura de livros perdidos de grandes autores, como Platão.

Alta Renascença
Alcance do conhecimento racional e da habilidade técnica. Grandes mudanças e conquistas culturais que ocorreram. Transformação do modelo medieval para o moderno.
Cinquecento
O movimento transforma-se e expande-se para outras partes da Europa. Destaque para a escrita. No final do século XVI, o renascimento italiano começa a perder os seus poderes, e um dos motivos a isso foi a quebra do monopólio comercial, devido às grandes navegações e às descobertas.
O Antropocentrismo Renascentista
O antropocentrismo surgiu no renascimento, tendo como principal significado, a valorização do homem acima de tudo.
Características:
Valorização do homem e do seu trabalho;
Deus deixa de ser o centro de tudo;
Maior liberdade do homem, sobre as suas acções e sobre si mesmo;
Concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, ou seja, tudo no universo deve ser avaliada de acordo com a sua relação com o homem.