A ARQUITECTURA ROCOCÓ | M7



Foi na Alemanha e na Áustria que o Rococó se impôs na arquitectura. A arquitectura civil (o hôtel particulier – palacete ou moradia citadina e o château – palacete campestre) apresenta as seguintes características: edificios de dois andares baixos, com telhados de duas águas; fachadas alinhadas e alisadas encimadas por balaustradas, entablamentos e cornijas; portas-janelas altas, emolduradas por arcos de volta perfeito ou achatados; decoração exterior concentrada nas portas e nas janelas, no aparelho de alvenaria e nas ferragens; jardins de grandes relvados e arvoredos que incluem esculturas, lagos, pavilhões de caça, pagodes chineses, quiosques turcos, tornando-se locais de reunião íntima e celebrações públicas. É o templo do efémero e do folguedo.


Interiormente, o plano das habitações concentra-se no salão principal que é antecedido por um vestíbulo, do qual parte a escadaria para o andar superior. Neste, existem as divisões privadas dos donos da casa: a sala de banho, o quarto de vestir, o quarto de dormir, o boundoir ou antecâmara, própria para pequenas reuniões e outras.


As divisões eram baixas, pequenas, independentes, com pavimento de parquet; estavam fortemente iluminadas pelas portas-janelas, pelos grandes múltiplos espelhos e pelos candeeiros e lustres. Diferentes tipos de móveis povoavam estas divisões – canapés – feitos com madeiras preciosas envernizadas e com incrustações, onde repousavam bibelots de prata e porcelanas.
Biblioteca do monastério de Metten, na Alemanha.De Franz Holzinger (1691-1775).
As paredes, com cores claras e ténues, estão cobertas de riquíssima e exagerada decoração. Nelas sobressaem os falsos mármores (escariola) e os estuques, com motivos graciosos e serpentiados, e telas, as tapeçarias e os frescos ocupando tectos e sofitos.
A arquitectura religiosa encontra-se bem representada na Alemanha e na Áustria  As igrejas, com estruturas e exteriores barrocos, apresentam plantas longitudinais e complexas, exteriores simples e uma decoração interior onde escultura e pintura se misturam com os elementos arquitectónicos, criando ambientes alegres. Era o fictício a tornar-se realidade.