Foi na Alemanha
e na Áustria que o Rococó se impôs na arquitectura. A arquitectura civil (o
hôtel particulier – palacete ou moradia citadina e o château – palacete
campestre) apresenta as seguintes características: edificios de dois andares
baixos, com telhados de duas águas; fachadas alinhadas e alisadas encimadas por
balaustradas, entablamentos e cornijas; portas-janelas altas, emolduradas por
arcos de volta perfeito ou achatados; decoração exterior concentrada nas portas
e nas janelas, no aparelho de alvenaria e nas ferragens; jardins de grandes
relvados e arvoredos que incluem esculturas, lagos, pavilhões de caça, pagodes
chineses, quiosques turcos, tornando-se locais de reunião íntima e celebrações
públicas. É o templo do efémero e do folguedo.
Interiormente, o plano das habitações concentra-se no
salão principal que é antecedido por um vestíbulo, do qual parte a escadaria
para o andar superior. Neste, existem as divisões privadas dos donos da casa: a
sala de banho, o quarto de vestir, o quarto de dormir, o boundoir ou
antecâmara, própria para pequenas reuniões e outras.
As divisões eram baixas, pequenas, independentes,
com pavimento de parquet; estavam fortemente iluminadas pelas portas-janelas,
pelos grandes múltiplos espelhos e pelos candeeiros e lustres. Diferentes tipos
de móveis povoavam estas divisões – canapés – feitos com madeiras preciosas
envernizadas e com incrustações, onde repousavam bibelots de prata e
porcelanas.
![]() |
Biblioteca do monastério de Metten, na Alemanha.De
Franz Holzinger (1691-1775).
|
As paredes, com cores claras e ténues, estão
cobertas de riquíssima e exagerada decoração. Nelas sobressaem os falsos
mármores (escariola) e os estuques, com motivos graciosos e serpentiados, e
telas, as tapeçarias e os frescos ocupando tectos e sofitos.
A arquitectura religiosa encontra-se bem
representada na Alemanha e na Áustria As igrejas, com estruturas e exteriores
barrocos, apresentam plantas longitudinais e complexas, exteriores simples e
uma decoração interior onde escultura e pintura se misturam com os elementos
arquitectónicos, criando ambientes alegres. Era o fictício a tornar-se
realidade.