 |
James Rosenquist |
Nascida
ainda nos anos 50 nos grandes núcleos urbanos (Londres e Nova Iorque) , a Pop
Art utilizou uma linguagem figurativa recorrendo a símbolos, figuras e
objectos próprios da cidade e do seu quotidiano. Não se baseou em teorias e,
por isso, não colocou dificuldades interpretativas.
A
sua temática esteve ligada à "cultura popular" constituída por
imagens do quotidiano, retiradas da BD, das revistas e dos jornais, da fotografia,
do cinema e da televisão. São conhecidos os retratos de Marilyn Monroe, Jackie
Kennedy, Elizabeth Taylor e Elvis Presley. Utilizou recursos técnicos mecânicos ou
semimecânicos como a fotografia e a serigrafia. O resultado plástico, devido à
imagem utilizada, possui uma certa frieza e impessoalidade.
 |
Richard Hamilton |
A Pop
Art foi influenciada pelas recolhas dadaístas e surrealista efectuadas por
Robert Motherwell (1915-1991) nos anos 50 pelos ready-made de Duchamp e
pelas colagens de Kurt Schwitters. Em Inglaterra, os artistas de maior renome
são Richard Hamilton (n. 1922),
 |
Peter Blake |
 |
Peter Blake |
Peter Blake (n. 1932), David
Hockney (n. 1937), com uma temática onde predominam os objectos de consumo,
 |
David Hockney |
e Allen Jones (n. 1937).
 |
Allen Jones |
Entre os artistas americanos, podemos
considerar duas vertentes, sendo uma mais "neodadaísta", onde se
incluem Robert Rauschenberg (n. 1925),
 |
Robert Rauschenberg |
Jasper Johns (n. 1930)
_by_Jasper_Johns.jpg) |
Jasper Johns |
e Jim
Dine (n. 1935), que combinou objectos reais com fundos de pintura.
 |
Jim Dine |
A outra vertente é composta por artistas como:Andy Warhol (1928-1987), que
utilizou imagens da BD, de objectos de consumo e retratos de personalidades,
 |
Andy War |
Roy
Lichtenstein (1923-1997),
 |
Roy Lichtenstein |
Tom Wesselmann (1931-2004) que usou a assemblage;
 |
Tom Wesselmann |
e James Rosenquist (n. 1933).
 |
James Rosenquist |