ESTÉTICA DO ILUMINISMO | M7



Se no século XVIII perdurava ainda, no aspecto estilistico, o Barroco Tardio (a arte ao serviço das cortes católicas e das sociedades protestantes, mas já em paulatina desestruturação), tábem se lhe sucedeu e sobrepós o Rococó, o Neoclássico (que selecciona os modelos da Antiguidade) e o Pré-Romantismo (evocando a Idade Média, o nascimento das nações, a imaginação e o fantástico). O século XVIII foi, assim um tempo de exuberância/sobriedade.
A arte rococó (termo ligado à palavra francesa rocaille nasceu em França, por volta de 1715 – 20, atingiu o apogeu cerca de 1730 e entrou em declinio finado o reinado de Luis XV (1715-74) ao qual está associado. Expandiu-se por toda a Europa e chegou aos impérios coloniais português e espanhol.
Esteticamente, este estilo está impregnado de um espirito tolerante, liberal, critico, irreverente, intimista e invidualista que caracteriza o Homem do Século das Luzes. Foi, por isso, uma arte que fugio às imposições canónicas das academias, defendendo a criatividade individual, a excentricidade, a improvisação constante, os prazeres da vida e o sentido da festa.


Foi criado segundo e para o gosto de uma elite aristocrática e intelectual amante do exotismo, da fantasia, da alegria, do natural e que discutia temas filosóficos e políticos em conversas espirituosas, que ouvia música em salões privados ou em concertos públicos, que assistia à comédia e à opera, que organizava encontros amorosos em festas campestres, com mascaradas e danças populares, numa libertinagem e numa intimidade galantes.
O Rococó, inicialmente, manifestou-se como sendo um novo tipo de ornamentação, próprio para a decoração do interior das residências da arquitectura e na produção de objectos, Entre elas, salientamos a do mobiliário (com embutidos de metal, de lacas da China, de madrepérola, de ébano e usando tecidos acolchoados), a da cerâmica (cujas fábricas na Saxónia, em Chelsea, em Capodimonte e em Sèvres foram célebres), a da ourivesaria e a da prataria, a da ferraria, e a da tapeçaria (nas oficinas de Beauvais e dos Gobelins).