Land Art | M10

Christo

Esta manifestação artística esteve ligada a preocupações ecológicas, questionando a obra de arte como objecto comercial. Na sua raiz íntegra o grupo das actividades artísticas de tipo conceptual, tendo pontos de contacto com a Arte Pobre (Arte Povera), com a qual partilha o conceito "matérico".
Esta forma de arte efémera esgota-se no próprio acto da sua execução. Dela ficam os registos de planificação que o autor necessita fazer (transformando-se estes em objecto de arte comercializável) e o registo fotográfico, fílmico, digital ou outro, quer da execução, quer do resultado final.

Denis Oppenheim 
É, na maioria dos casos, uma manifestação interventiva na paisagem, em grandes espaços naturais. Para tal, utiliza elementos naturais que se degradam/decompõem e são "absorvidos" pela Natureza ou por elementos artificiais que se desmontam.
As criações mais conhecidas são as de Robert Smithson (1938- -1973), Walter de Maria, Denis Oppenheim (n. 1938), Jean Dibbets (n. 1941), Richard Long (1927-1974) e Christo (n. 1935), que trabalha em colaboração com sua mulher, Jeanne-Claude

Richard long