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Nossa Senhora no Trono com o Menino Jesus Masaccio 1426
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A tábua ocupava a parte central do políptico
encomendado em 1426 pelo tabelião Giuliano di Colino degli Scarsi para sua própria capela na Igreja de Carmine de Pisa, descrito por Vasari mas já
desmembrado em finais do século XVI e cujas partes conservadas se encontram em
diferentes museus do mundo. O trono de madeira, cuja estrutura se baseia em
modelos antigos, com as suas linhas e ângulos rectos, ressalta frente ao
observador com as cornijas agudas que delimitam e definem o espaço ocupado pela
Virgem e pelo Menino: indicados apenas os traços dos rostos, modelados
sumariamente os membros, a celebração do grupo divino está apenas confiada ao
sumptuoso manto azul-escuro que cai em pregas profundas. Encostados às partes
laterais do trono, dois anjos definem o espaço que gravita por detrás do núcleo
central, enquanto na zona anterior, e de forma sensível, dois outros anjos
músico estendem os instrumentos numa rigorosa perspectiva, sobre o fundo de um
sarcófago estriado da época imperial romana. A disposição das figuras em
diversos planos de profundidade e a rigorosa exactidão prospectiva do espaço
são elementos de extrema modernidade, em oposição ao arcaísmo do fundo dourado,
provavelmente devido às exigências do destinatário.