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São Jorge
Vence o Dragão
cerca de 1455
Paolo Uccello
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O pintor
deve ter extraído a referência literária deste episódio da Lenda Áurea de
Jacopo da Varagine: São Jorge, valoroso cavaleiro, com armadura e a cavalo num
corcel branco, alusão aos seus dotes irrepreensíveis, derrota e atravessa com a
lança o monstruoso dragão alado, símbolo do mal e do paganismo, na presença da
princesa que o amansou. Paolo Uccello dedicou a este tema um primeiro quadro
(actualmente conservado no Museu Jacquemart-André, de Paris), no qual a luta se
desenvolve num primeiro plano, com as personagens dispostas de perfil e uma
ampla paisagem extensa em profundidade. Nesta solução, mais tardia, os
elementos da composição são idênticos, mas a gruta e as árvores que se
confundem com as nuvens fecham o campo de visão aos planos mais longínquos e
delimitam claramente o campo de recontro entre São Jorge e o dragão, ambos
projectados de dentro para fora segundo direcções convergentes.
De realçar
um tom de ironia na representação da princesa, que parece segurar o monstro por
uma trela, e nas dimensões da finíssima lança com a qual o santo guerreiro
deverá conseguir matar o rugidor adversário.