Sonnabend | Paris – New York | m10



Feita em colaboração com a Sonnabend Collection Foundation (Nova Iorque) e com a Fondazione Musei Civici di Venezia - Ca' Pesaro Galleria Internazionale d'Arte Moderna (Veneza), a exposição Sonnabend | Paris – New York reúne um importante conjunto de obras da colecção histórica da Galeria Sonnabend, mostradas durante os primeiros cinco anos de actividade da galeria em Paris, entre 1962 e 1967.
Para muitos dos artistas então expostos, ter presença em Paris na Galeria Sonnabend consistiu na sua primeira apresentação na Europa e paralelamente no confronto da Pop Art com a Escola de Paris, corrente da qual Vieira da Silva era uma das principais representantes.

Obras de Oldenburg, Lichtenstein, Wesselmann e Warho
Recorrendo a um total de 15 artistas que melhor representam o movimento Pop e Minimal Art, incluindo grandes nomes da arte como Jasper Johns, Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein, George Segal e Andy Warhol, a exposição Sonnabend | Paris – New York reúne cerca de 50 obras, desde esculturas a pintura e desenho.

Roy Lichtenstein: "Little Aloha" e "Wall Explosion II". Andy Warhol: "Brillo Boxes" e "Del Monte Boxes".

“Há 50 anos, em 1964, o prémio da Bienal de Veneza foi dado pela primeira vez a um artista americano, Robert Rauschenberg, criando grandes controvérsias na cena artística europeia. Foi o princípio de um período em que uma nova arte americana, compreendendo movimentos como a Pop Art, minimalismo e conceptualismo encontraram um público europeu que os recebeu por vezes ainda com mais interesse que o público americano dessa época. Esse interesse tinha começado em Paris com as actividades da galeria que Ileana Sonnabend (1914-2007) abriu  em Novembro de 1962 com uma exposição de Jasper Johns (…)”.

Sala Rauschenberg. Robert Rauschenberg: "Sem título", "Interior" e  "Kite".